No primeiro quadrimestre deste ano as vendas do setor supermercadista acumularam crescimento de 6,18% na comparação com o mesmo período de 2009. Já em abril, apresentaram queda de 3,83% na comparação com o mês anterior e de 0,49% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Os dados são do Índice Nacional de Vendas, publicado mensalmente pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, e foram apresentados hoje, 26 de maio, em coletiva de imprensa realizada na sede da Abras, em São Paulo. Vale lembrar que os valores desse índice já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
“A queda de 3,83% nas vendas de abril, comparadas com março, se explica porque este ano a Páscoa aconteceu no início de abril e as vendas aconteceram em grande parte no mês anterior, diferentemente do que aconteceu em abril do ano passado, e também porque março tem um dia a mais”, explicou o superintendente da Abras, Tiaraju Pires.
Em valores nominais, o Índice de Vendas registrou queda de 3,28% em relação ao mês anterior. Porém, quando comparado com abril do ano passado, foi 4,75% mais elevado. No acumulado do primeiro quadrimestre do ano passado o Índice de Vendas cresceu 11,44%.
Tiaraju Pires - Superintendente da Abras