Por Roberto Carlessi
A fabricante de chocolates Barry Callebaut AG, com sede em Zurique, Suíça, inaugurou ontem, dia 27, em Extrema, Minas Gerais, sua primeira fábrica de chocolates na América do Sul, em terreno de 34.000 m2, com 10.000 m2 de área construída. Com capacidade para produzir 20.000 toneladas de chocolate ao leite, branco e negro por ano, que poderá dobrar utilizando a mesma estrutura, a empresa vai atender clientes industriais, de serviços alimentícios e artesanais de todo o País e não vai fabricar produtos destinados aos consumidores finais.
Com tradição na produção de chocolates há mais de 160 anos, a empresa tem 40 fábricas distribuídas em 26 países, 7.500 funcionários e no ano passado faturou 4,9 bilhões de francos suíços, o equivalente a R$ 7,9 bilhões.
O CEO da empresa, Juergen Steinemann, explicou que o Brasil se tornou estratégico para a empresa, juntamente com a China, Rússia e Índia, principalmente por sua população de 190 milhões de habitantes, importância econômica na América Latina e potencial de crescimento de consumo de chocolates. “No Brasil, o consumo per capita de chocolate é de 1,2 kg/habitante/ano, enquanto na Suíça é de 12 kg/habitante ano. Além desse potencial de mercado, o Brasil saiu muito rapidamente da crise econômica mundial do ano passado e dados do FMI e de autoridades brasileiras do segmento econômico projetam crescimento do PIB de até 6% para este ano. A estratégia de crescimento de nossa empresa está baseada em três pilares: expansão geográfica, inovação e liderança em custos”, definiu o executivo.
Primeira fábrica da empresa na América do Sul tem 10.000 m² de área construída