Trata-se da maior alta em 15 anos. Na comparação com o quarto trimestre de 2009, a expansão da economia foi de 2,7%, a maior desde o primeiro trimestre de 2004. Em 12 meses, o PIB acumula alta de 2,4%.
O Produto Interno Bruto (PIB) registrou crescimento de 9% no primeiro trimestre de 2010 ante o mesmo período do ano anterior, como divulgou nesta terça-feira, 8, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior alta da série histórica, iniciada em 1995, na comparação com igual trimestre de ano anterior - levando-se em conta todos os trimestres da série. Na comparação com o quarto trimestre de 2009, o PIB apresentou alta de 2,7%, a maior ante trimestre imediatamente anterior desde o primeiro trimestre de 2004 - levando-se em conta todos os trimestres.
Segundo o IBGE, o PIB do primeiro trimestre somou R$ 826,4 bilhões e sua forte expansão no período equivale a um crescimento anualizado de 11,2%, mesmo resultado registrado pela China no trimestre, segundo BBC/Agência Estado.
“O ritmo de crescimento do PIB deve diminuir nos próximos trimestres, por conta de alguns indicadores da produção industrial, que já desaceleraram, e também da volta do IPI e do aumento dos juros”, afirma o gerente de economia e pesquisa da Abras, Flávio Tayra. “Além disso, taxas de 11% a 12% ao ano são insustentáveis para a economia brasileira e poderiam provocar sérios desequilíbrios, como a volta da inflação”, conclui.
A expectativa do mercado, segundo a pesquisa Focus realizada pelo Banco Central junto a instituições financeiras, é de que o PIB deste ano cresça 6,6%, mas algumas instituições já falam em um crescimento de 7,5% em 2010.