Por Wagner Hilário
Cielo e MasterCard anunciaram hoje (08/06) que a partir de 1º de julho os cartões da bandeira MasterCard serão aceitos pelas máquinas da Cielo, o que até então não ocorria. Durante muito tempo, a Cielo, antiga Visanet, operava com exclusividade os cartões da bandeira Visa, enquanto a Redecard operava os cartões da bandeira MasterCard.
O fato é que com a mudança nas regras do mercado de cartões de pagamento, que também entram em vigor a partir de 1º de julho, todas as redes adquirentes, como Cielo, Redecard, Amex e outras, que antes funcionavam quase como representantes exclusivas de bandeiras, já que na máquina da Redecard só se passavam cartões MasterCard e nas da Cielo, Visa, poderão operar multibandeiras.
O presidente da Cielo, Rômulo Dias, afirmou que o nome da empresa não foi alterado, ainda no ano passado, por acaso. “Cielo quer dizer céu em italiano e em espanhol e representa, para nós, abrangência. Firmando essa parceria com a MasterCard, reiteramos esse conceito. Queremos prover os lojistas de uma máquina não só produtiva, mas capaz de processar inúmeros cartões. Queremos prover uma máquina que atenda todas as suas necessidades.”
A Cielo é o maior credenciador do País. Segundo Dias, em 2009, o volume financeiro de transações realizadas pela companhia somou R$ 214 bilhões. Só no primeiro trimestre de 2010, a movimentação chegou a R$ 59 bilhões, crescimento de 23,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, a empresa tem 1,7 milhão de estabelecimentos credenciados, dos quais 380 mil conquistados nesses primeiros meses de 2010.
Para o presidente da MasterCard Brasil, Gilberto Caldart, a possibilidade de as redes adquirentes trabalharem com inúmeras bandeiras é um avanço para a indústria de cartões, pois, mesmo indiretamente, contribui para a massificação dos meios eletrônicos de pagamento.
“Essa indústria já apresentava crescimentos expressivos, mas quando os credenciadores deixam de ser exclusivos de algumas bandeiras e passam a operar todas, também passam a oferecer serviços diferenciados e se tornam mais atrativas a comerciantes que antes não trabalhavam com cartões ou que só trabalhavam com uma bandeira porque trabalhar com duas não lhes parecia viável. Esse ganho de volume é fruto do aumento da concorrência resultante das novas regras”, diz o presidente da MasterCard.