Por David Santos
No primeiro quadrimestre deste ano o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras apresentou crescimento de 7,1% nas vendas em volume, na comparação com o mesmo período de 2009, quando a variação ficou em 0,9% (quadrimestre de 2009 sobre mesmo período de 2008).
Os dados são do Índice Nacional de Volume e foram apresentados hoje, 30 de junho, pelo superintendente da Abras, Tiaraju Pires, em coletiva de imprensa realizada na sede da entidade, em São Paulo.
O desempenho do índice foi puxado pelas cestas de bebidas alcoólicas, com 15,7%, e bebidas não alcoólicas, com 12,2%. Também registraram crescimento as cestas de perecíveis, com 9,2%; limpeza caseira, com 6,7%; mercearia salgada, com 5,5%; higiene e beleza, com 4,2%; e mercearia doce, com 3,5%. A cesta "outros", que contém principalmente produtos de bazar, foi a única a ter queda no volume vendido, com -1,9%.
“As lojas com entre 5 e 9 check-outs foram aquelas que apresentaram o maior crescimento de vendas em volume no período, com 11,7%. Notamos que as lojas com 50 ou mais check-outs continuam com queda de vendas, com -7%, mostrando a contínua preferência dos consumidores por lojas menores” explica Tiaraju.