Vendas do setor acumulam crescimento de 5,7% até maio

Leia em 2min 10s

As vendas reais do setor supermercadista em maio de 2010 cresceram 3,82% em relação a maio de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado hoje, 30 de junho, em coletiva de imprensa, pelo superintendente da Abras, Tiaraju Pires.  Em comparação com abril deste ano, houve estabilidade, com 0,03%.  “No acumulado dos cinco primeiros meses, notamos que as  vendas se mantêm em  alta de 5,70%, na comparação com 2009, o que mantém o setor otimista para os próximos meses”, disse.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 9,24% em maio em relação a maio de 2009 e alta de 0,46% sobre abril deste ano. O acumulado nominal, nos primeiros cinco meses de 2010, chega a 10,98%, na comparação ao mesmo período do ano passado. 

 

  “O setor continua vendendo bem, mantendo a sua trajetória de crescimento dos últimos meses. Mas, em maio, alguns produtos com muito peso nas vendas apresentaram redução de preços (como foi o caso do açúcar e do leite longa vida). A cesta AbrasMercado apresentou deflação em três regiões do País", avalia o superintendente da Abras, Tiaraju.

 

AbrasMercado

 

Em maio, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo analisada pela GfK especialmente para a Abras, apresentou estabilidade (zero %) em relação a abril deste ano. Já na comparação com maio de 2009, o AbrasMercado apresentou crescimento de 5,56%, passando de R$ 264,59 para R$ 279,31.

 

 Os produtos com as maiores altas em maio, na comparação com abril, foram: cebola, com 14,44%; feijão, com 10,22%; e batata, com 2,97%. Já os produtos com as maiores quedas foram: tomate, com -20,47%; açúcar, com -4,46%; e leite longa vida, com -3,02%. Segundo Tiaraju Pires, de janeiro a maio, somente a batata acumulou aumento de preço de 60,7%, o feijão por sua vez subiu 38,9% e a cebola 22,4%.

 

Copa do Mundo

 

Segundo o superintendente da Abras, as expectativas em relação ao crescimento de vendas em junho são boas, devendo seguir o mesmo patamar atual.  Quanto ao efeito da Copa do Mundo sobre as vendas do setor, Tiaraju acredita que o efeito estará concentrado em itens específicos, como eletroeletrônicos, especialmente televisores, e bebidas e salgadinhos. “Em televisores, a expectativa é de crescimento de vendas de 20% a 30% e em cervejas, por exemplo,  20% no período do Copa”, estima.

 

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais