KantarWorldPanel aborda o futuro em evento

Leia em 2min

A Kantar WorldPanel (ex-LatinPanel) realizou nesta manhã (17/08), em São Paulo, o evento “O futuro do País do futuro” e comemorou 25 anos de atuação no mercado brasileiro. Na ocasião, a diretora para América Latina, Sônia Bueno, apresentou oficialmente ao mercado seu novo presidente para a unidade Brasil, Carlos Cotos.

 

Nas palestras foram discorridos os acontecimentos dos últimos 25 anos, o consumo de hoje e as oportunidades do amanhã. Foram mostrados dados da economia brasileira comparados aos de outros países, destacada a entrada das classes C, D e E no consumo de categorias que remetem a conveniência, saudabilidade, etc., e apresentadas importantes dicas de oportunidades para a indústria e o varejo, concluindo que o consumidor se mantém o mesmo. "Precisa comprar e consumir, mas o que muda é o seu comportamento e isso é o que deve ser analisado pelo mercado", aconselhou Cotos.

 

Além de mostrar o que diversos tipos de consumidores querem e como mudam seu comportamento, o presidente destacou cinco temas referentes ao futuro para que os profissionais tanto da indústria como do varejo fiquem atentos.

 

O primeiro deles foi o “Peso da demografia”, pois entre os anos de 2010 e 2020 o País terá sua maior capacidade produtiva o que é definido como um momento único. "Passaremos pela revolução genética. Em 2020 a expectativa de vida estará acima dos 81 anos e haverá a inversão da pirâmide. A população será mais adulta", afirmou.

 

Na sequência, Cotos destacou a “Globalização”. O Oriente passará a influenciar ainda mais o Ocidente. O mundo estará menor, com diversidades culturais muito fortes e o Brasil, se aproveitar bem, será a vitrine, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

 

O terceiro ponto abordado foram as “Redes”, tudo estará dentro da casa das pessoas, influenciando ainda mais as compras, a comunicação e os relacionamentos. Os “Valores” também estarão em pauta. Após décadas de individualismo e materialismo, os consumidores já buscam marcas que tenham valores sociais, de responsabilidade, sustentabilidade e isso estará ainda mais presente. Por fim, no quinto ponto citado, Cotos disse que as emoções estarão em alta e chama esse tópico de “À flor da pele”. O ser estará acima do ter. Por isso, as pessoas buscarão muito mais credibilidade nas marcas, serão intolerantes aos clichês e mais consistentes em suas ações.

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais