A Kantar WorldPanel (ex-LatinPanel) realizou nesta manhã (17/08), em São Paulo, o evento “O futuro do País do futuro” e comemorou 25 anos de atuação no mercado brasileiro. Na ocasião, a diretora para América Latina, Sônia Bueno, apresentou oficialmente ao mercado seu novo presidente para a unidade Brasil, Carlos Cotos.
Nas palestras foram discorridos os acontecimentos dos últimos 25 anos, o consumo de hoje e as oportunidades do amanhã. Foram mostrados dados da economia brasileira comparados aos de outros países, destacada a entrada das classes C, D e E no consumo de categorias que remetem a conveniência, saudabilidade, etc., e apresentadas importantes dicas de oportunidades para a indústria e o varejo, concluindo que o consumidor se mantém o mesmo. "Precisa comprar e consumir, mas o que muda é o seu comportamento e isso é o que deve ser analisado pelo mercado", aconselhou Cotos.
Além de mostrar o que diversos tipos de consumidores querem e como mudam seu comportamento, o presidente destacou cinco temas referentes ao futuro para que os profissionais tanto da indústria como do varejo fiquem atentos.
O primeiro deles foi o “Peso da demografia”, pois entre os anos de 2010 e 2020 o País terá sua maior capacidade produtiva o que é definido como um momento único. "Passaremos pela revolução genética. Em 2020 a expectativa de vida estará acima dos 81 anos e haverá a inversão da pirâmide. A população será mais adulta", afirmou.
Na sequência, Cotos destacou a “Globalização”. O Oriente passará a influenciar ainda mais o Ocidente. O mundo estará menor, com diversidades culturais muito fortes e o Brasil, se aproveitar bem, será a vitrine, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
O terceiro ponto abordado foram as “Redes”, tudo estará dentro da casa das pessoas, influenciando ainda mais as compras, a comunicação e os relacionamentos. Os “Valores” também estarão em pauta. Após décadas de individualismo e materialismo, os consumidores já buscam marcas que tenham valores sociais, de responsabilidade, sustentabilidade e isso estará ainda mais presente. Por fim, no quinto ponto citado, Cotos disse que as emoções estarão em alta e chama esse tópico de “À flor da pele”. O ser estará acima do ter. Por isso, as pessoas buscarão muito mais credibilidade nas marcas, serão intolerantes aos clichês e mais consistentes em suas ações.