A 5ª. edição do Encontro Técnico Supermeeting Perdas e Lucratividade, que acontece nesta quarta-feira, mostra que o setor supermercadista ainda tem muito a caminhar na prevenção e controle de perdas nas lojas. O evento, que reúne especialistas em gestão técnica, perecíveis e em segurança eletrônica, acontece nesta tarde na sede da Abras e reúne mais de 300 empresários proprietários e executivos do setor de supermercados, além de ser transmitido via satélite para as sedes das associações estaduais de supermercados, em todo o Brasil. Na abertura do encontro técnico, Aguinaldo Gomes Marques, o gestor técnico da Abras, apresenta os resultados da 10ª. Pesquisa Anual de Perdas no Varejo Brasileiro e do Censo Latino-Americano de Estudos de Perdas.
Entre outros dados, Aguinaldo mostra que as perdas dos setor já chegam a 2,33%. Em 2008 esse percentual estava em 2,36%, o que significa apenas uma pequena queda. “É um percentual alto de perdas, comparado ao lucro de grande parte das empresas supermercadistas situado na faixa de 2%”, afirma.
Para o presidente da Abras, que abre e participa do evento, mais e mais empresas se preocupam em controlar as perdas, mas é preciso atuar ainda mais fortemente na prevenção, porque este percentual continua grande.
Outro dado divulgado por Aguinaldo Marques é que 22,9% das 48 empresas participantes da 10ª. Pesquisa de Perdas ainda não têm uma área formal de prevenção de perdas, o que demonstra como o setor ainda pode evoluir.
A segunda palestra do encontro técnico é de Marco Antonio Gonçalves, gestor do Emporium São Paulo, que aborda o tema Reduzindo Quebras no Setor de Perecíveis. A terceira e última palestra é de Carlos Eduardo Santos, gestor de riscos e prevenção de perdas da Lojas Marisa, que fala sobre o tema Segurança Eletrônica no Varejo, Prevenção de Perdas e os Aspectos Jurídicos.
Ao final do encontro ocorrerá debate entre os palestrantes, com abertura para perguntas de todos os supermercadistas participantes (inclusive da audiência em todo o Brasil).