Congresso da Alas reuniu em Gramado supermercadistas e especialistas das Américas

Leia em 3min 30s

Encontro Panamericano da Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas) discutiu o tema sustentabilidade em diversos aspectos

Gramado (RS) sediou importante evento para o setor supermercadista neste final de semana, o IV Congresso Alas. Organizado pela Alas com apoio da Abras, focou o tema Sustentabilidade na América Latina – Problemas e Soluções. Participaram do encontro cerca de 200 empresários e líderes do autosserviço, especialistas no tema sustentabilidade e autoridades do Brasil, México, Colômbia e Paraguai, entre outros países da América Latina.

O presidente da Alas, João Carlos de Oliveira, entidade que reúne 18 países do Continente, afirmou que o  Congresso se tornou um marco na discussão do tema sustentabilidade nas Américas pela qualidade do público presente e relevância dos temas discutidos.  “Para nós, o Congresso foi um sucesso. Sabemos que o tema sustentabilidade é relevante e abrangente, mas conseguimos em relativamente pouco tempo debater com profundidade e com muitos exemplos concretos ações que estão sendo tomadas pelo varejo da América Latina”, disse.

 

João Carlos acrescentou que o tema sustentabilidade chama cada vez mais a atenção do consumidor. “Em 2009,  77% dos consumidores latino-americanos ouviram falar em aquecimento global e demonstraram preocupação com o tema. Este ano, esse percentual já atingiu 92%. Ou seja, quase a totalidade. E aumenta a cada dia o número de consumidores  “verdes”, que já somam  6% da população da América Latina, segundo dados da nossa parceira na Alas, a Kantar Worldpanel.”

 

As questões mais debatidas no Congresso Alas  foram:

1.    Políticas Públicas a serem implementadas

2.    Conscientização do consumidor para o “Consumo Consciente”

3.    Tecnologias de embalagens (materiais, fabricação, etc.)

4.    Reciclagem e Sacolas Plásticas

 

Palestrantes

O secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Edson Lupatini Júnior, participou da conferência magna do Congresso, na abertura do evento, realizada no sábado, dia 21. Ele enalteceu o trabalho da Alas e da Abras nas Américas e falou sobre parcerias futuras com a entidade brasileira.

 

No domingo, a secretária do Ministério do Meio-Ambiente do Brasil, Samyra Crespo, falou de um novo plano de ação que está para ser implantando em breve pelo Ministério e contará com a participação especial do varejo de autosserviço. Em seguida, falaram o diretor de Pesquisas de Gerenciamento de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente do México, Guillermo Encarnación Aguilar, e o presidente da Junta de Qualidade Ambiental de Porto Rico, Pedro Nieves Miranda, ambos representando os ministros de Estado de seus países.

 

Na tarde do domingo foram apresentados painéis sobre consumo consciente e embalagens. No Painel sobre Consumo Consciente participaram Hélio Matar, do Instituto Akatu, como moderador, e os painelistas Felipe Antunes Zacari, da direção de Sustentabilidade do Walmart; o coordenador nacional de Manutenção do Pão de Açúcar, Leonardo Vieira Fioratti; o diretor de Qualidade e Desenvolvimento de Fornecedores dos Supermercados Soriana, Rafael Razo Delgadillo, e a gerente de Responsabilidade Social e Corporativa da Nestlé, Maria Helena Sato.

A diretora-executiva da Abre (Associação Brasileira de Embalagens), Luciana Pellegrino, foi moderadora do painel sobre o Futuro das Embalagens e contou com a participação da cientista-sênior da IFEU e da GTZ Alemanha, Andreas Detzel; do diretor de Sustentabilidade do Carrefour ,Paulo Pianez; do presidente dos Supermercados Hipermaxi Bolívia, Tomislav Kuljis, e do gerente de Pesquisa e Embalagens da BR Foods, Giovani Rissi.

 

Números da Alas

A entidade latino-americana, que faz 25 anos em 2011, reúne 18 países do Continente: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai, México, Porto Rico, Venezuela, República Dominicana, Peru, Bolívia, Paraguai, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Honduras, El Salvador e Estados Unidos.

Juntos, esses 18 países representam

·         PIB de cerca de US$ 18 trilhões

·         Faturamento de US$ 4 trilhões

Atendem população de 840 milhões e geram milhares de empregos

 

 

 

 

Lupadini

 

Secretário do MDIC, Edson Lupatini, faz palestra magna na abertura do IV Congresso Alas


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais