A Convenção e Feira de negócios da Agas, que ocorre até o próximo dia 26, em Porto Alegre, conta com a presença de 320 expositores e mais de 22 mil participantes
Com a presença de lideranças da indústria e comércio gaúchas, e de representantes de supermercadistas de todo o Brasil, aconteceu ontem, terça-feira, a abertura da 29ª Convenção Gaúcha de Supermercados e a Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços - Expoagas 2010, a maior do setor no Cone Sul.
Durante a cerimônia de abertura, que lotou as galerias do Teatro do Sesi, na Fiergs, em Porto Alegre (RS), o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, destacou os avanços que o setor espera, especialmente no que se refere à legislação tributária.
A Expoagas 2010, que conta com 320 expositores, espera movimentar R$ 257 milhões em negócios durante os três dias, o que deve ser alcançado pelos bom volume de negócios ocorrido no primeiro dia do evento.
O presidente da Agas ressaltou que o aquecimento da economia favorece o setor, mas ainda há questões importantes a serem discutidas, como a necessidade da equiparação das alíquotas estaduais em produtos vendidos no atacado e no varejo. “Somos modelo no preço de venda do leite em função de nossa grande bacia leiteira e da isenção de ICMS, PIS e COFINS no produto. No entanto, é preciso ainda reduzir a alíquota incidente sobre o leite em pó, cuja cadeia produtiva teve o custeio prejudicado pela entrada do leite uruguaio, que reduziu muito o preço do similar brasileiro, empobrecendo os produtores”, explicou.
O presidente da Agas também destacou a necessidade de fiscalização efetiva das empresas listadas no SIMPLES, prevenindo irregularidades e inadimplência. “Também queremos um consumidor que exija a sua nota fiscal e cobre mais transparência sobre os recursos aplicados pelo governo. Somos a favor das micro e pequenas empresas e contra o sonegador. Ele é o nosso pior concorrente”, defendeu.
Antônio Longo aproveitou ainda para anunciar dois importantes eventos já confirmados para o próximo ano: a Agroagas, voltada para o setor primário, que deve ocorrer em maio de 2011, e a 30ª Expoagas, entre os dias 23 e 25 de agosto de 2011.
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Sussumu Honda, reiterou a reivindicação de Longo quanto à questão tributária e destacou a força do setor supermercadista, que já registrou, em 2010, crescimento de 6%. “A Abras e os supermercadistas como um todo têm trabalhado de forma efetiva pela evolução do setor. E esta semana, no Rio Grande do Sul, com a Expoagas e com o Congresso Panamericano da Alas, realizado pela Associação Latino-Americana de Supermercados, em Gramado, entre 21 e 23 de agosto tem se mostrado muito importante para o setor no continente.
A forma de articulação e o bom relacionamento dos supermercadistas gaúchos com o setor público foram elogiados pela governadora Yeda Crusius em seu discurso. Segundo ela, o ajuste fiscal conquistado pelo governo no Rio Grande do Sul foi baseado no diálogo transparente entre os diferentes setores da sociedade gaúcha. “E é assim que a Agas atua, de forma propositiva. Não procura o governo apenas para pedir, mas traz ideias pensando não só nos supermercadistas, mas como seus pleitos impactarão outros setores” avaliou Yeda.
Agraciado com a distinção de Supermercadista Honorário, o secretário estadual da Fazenda, Ricardo Englert, se emocionou ao receber o troféu das mãos de Longo, que o apresentou com um excelente técnico, que soube abrir as portas da secretaria aos supermercadistas. “Nos acostumamos a lidar com os números frios, e não a receber homenagens. Aprendemos nesta trajetória que o melhor é ouvir e dialogar, cumprindo o que se combina”, ponderou Englert.
Sublinhando a relevância da especialização no setor de supermercados, Longo também assinou a renovação de um convênio com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), para a terceira turma do curso superior de Gestão em Supermercado com tecnologia de ensino à distância, reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura. A formatura da primeira turma ocorre em março de 2011.
Fonte: Assessoria de Imprensa Agas
Presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, faz abertura da Expoagas 2010