Por Wagner Hilário
A 44ª Convenção Abras foi aberta ontem (14/09) em solenidade que contou com a presença de inúmeras autoridades, como o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, o vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Armando Mariante Carvalho; o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello; o secretário do Comércio e Serviço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Edson Lupatini, e os deputados federais Arlindo Chinaglia e Guilherme Campos.
O presidente da Abras, Sussumu Honda, abriu o evento, este ano realizado pela primeira vez no Royal Palm Plaza Resort, na cidade de Campinas, exaltando o valor da Convenção para fomentar conhecimento às principais lideranças do setor, presentes ao evento, e também a todos os supermercadistas do País por meio da revista SuperHiper.
Sussumu também exaltou o crescimento apresentado pelo setor nos últimos anos e as perspectivas positivas para 2010, quando se espera expansão de 7% em receita e volume. Ainda disse que esse desempenho é fruto do bom trabalho realizado por todos os formatos de supermercados. Destacou as pequenas e médias empresas e, sobretudo, o apoio do BNDES para que tais desempenhos fossem alcançados.
“Devemos chegar perto de R$ 200 bilhões em faturamento neste ano e fechar 2010 com 1 milhão de funcionários”, afirmou o presidente. Sussumu ainda falou da contribuição das associações estaduais para que a Abras cumpra seu papel de integrar os agentes do setor por todo o País. Enalteceu a parceria e disse que elas têm grande influência nos números que o setor tem apresentado.
Ao fim, disse que ainda há muito espaço para o crescimento dos supermercados e que não faltará empenho da Abras e das entidades coirmãs para que assim seja. “Contamos também com o apoio dos órgãos públicos, o que não nos tem faltado até aqui. E é por meio desse apoio que a possibilidade de crescimento não se restringe ao Brasil. Podemos avançar fora do País também”, afirmou Sussumu, em referência ao projeto de internacionalização de empresas brasileiras do MDIC.