Por Margareth Meza
Inovação foi o tema da primeira palestra da 44ª Convenção Abras, apresentada na manhã de hoje (15/09), pela ex vice-presidente da rede norte-americana Target, Robin Waters. Ela abordou a importância de se compreender as tendências, prática imprescindível para que uma empresa se conecte e fidelize clientes, cada vez mais paradoxais. “Estudei o paradoxo do ser humano, que quer fazer parte de grupos já existentes e, ao mesmo tempo, ser visto como único e diferente. Portanto, para cada tendência há uma contratendência”, destacou.
Para driblar esse desafio, Waters destacou a necessidade de se conquistar os clientes pelo coração. “Os paradoxos enfatizam que, para sobreviver nesse mercado de concorrência acirrada, é preciso inovar, ser criativo e ligar-se emocionalmente com os consumidores”, disse a palestrante.
No caso da rede Target, ela mostrou que a inovação ocorreu pelos produtos de qualidade, com design exclusivo e preço 50% inferior ao de lojas sofisticadas e especializadas. “Criamos um nicho de mercado, que são as lojas de desconto de alta classe”, explicou.