O IV Encontro Internacional de Negócios, evento realizado pela Abras simultanemente à 44ª Convenção, termina hoje (16/09) com grandes negociações a comemorar.
Segundo Cláudio Macedo, gerente da área Internacional da Abras e responsável pela coordenação do evento, este ano o destaque ficou principalmente para a qualidade dos participantes, representantes de grandes e importantes empresas em seus países.
Ao todo, foram realizadas mais de 600 reuniões de negócios, em dois formatos: o Projeto Comprador e o Projeto Vendedor. Em termos de negócios gerados para os próximos doze meses, a estimativa é da ordem de US$ 60 milhões, 15% a mais do que na edição do ano passado.
O Projeto Comprador, por exemplo, tem parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). Ele recebeu 19 compradores de redes supermercadistas internacionais vindos de 15 países, que realizaram reuniões de negócios com fornecedores de empresas brasileiras de vários segmentos de produtos. “As rodadas foram muito efetivas, com ótimo volume de negócios gerados. Temos bons exemplos como os negócios gerados pela rede Intermarché, de Portugal; pela rede Fallabela, do Chile ou pela rede de supermercados Maza, do Bahrein (Oriente Médio)”, explica Macedo.
Já no Projeto Vendedor, criado e implementado exclusivamente pela Abras, aconteceram reuniões entre 10 empresas fornecedoras de países como Grécia, Índia, Espanha e Itália, que negociaram com supermercadistas brasileiros presentes à 44ª Convenção Abras, ou seja, os 700 principais empresários e executivos do setor no Brasil.