Parte inconsciente do consumidor decide com mais clareza

Leia em 1min 10s

Por Roberto Carlessi

 

As decisões de compra mais assertivas do consumidor são balizadas por seu lado inconsciente. A declaração, baseada em pesquisas, foi feita pelo psicólogo e especialista inglês em comportamento humano, Philip Graves, em palestra realizada hoje, 16 de setembro, na 44ª Convenção da Abras, realizada em Campinas, interior de São Paulo.

“Pesquisas sobre comportamento do consumidor são baseadas em perguntas e nas respostas que os entrevistadores querem ouvir. Isso é um erro. Porque apenas 5% das respostas são geradas pelo lado consciente e 95% pelo lado inconsciente das pessoas. Na mente inconsciente tudo acontece de forma natural. Todas as ferramentas de pesquisa baseadas no lado consciente das pessoas são barreiras que impedem compreender com clareza o que elas realmente pensam e desejam”, explicou.

Uma das formas de quebrar esse paradigma, diz o especialista, é desenvolver ações baseadas em hábitos, associações que os consumidores fazem com o que realmente desejam, heurística, que são regras básicas, bom senso, aversão a perdas, valorização da primeira impressão sobre pessoas, produtos, serviços, ambientes de compra, estruturação e prova social.

Em síntese, é sempre melhor pensar no que as pessoas não pensam para compreender exatamente o elas desejam e quais são os valores que as estimulam a consumir ou comprar qualquer produto.

 

 

 


Veja também

Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja, dia 15 de junho, em São Paulo

O evento apresentará as mais modernas técnicas de organização do mix de produtos nas gô...

Veja mais
Banco Central decide que nota manchada deve ser trocada imediatamente

  O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (9/6) a circular 3.540, que orienta as instituições fi...

Veja mais
Abras promove Supermeeting Loja 2011

Evento orienta organização do mix de produtos das lojas.   Oferecer aos supermercadistas a oportuni...

Veja mais
Certificação do código de barras já pode ser solicitada pelos supermercadistas

Erros de leitura dos códigos de barras geram filas no check-outs e desistência das compras pelos consumidor...

Veja mais