Por Margareth Meza
A Unilever anunciou hoje investimento de US$ 3,7 bilhões em dinheiro para a aquisição do grupo norte-americano Alberto Culver, especializado em produtos capilares. Com essa compra, a multinacional anglo-holandesa se tornará líder mundial na categoria de condicionadores, a segunda maior na de xampus e a terceira maior distribuidora de produtos para modelagem.
O grupo Alberto Culver registrou vendas anuais de aproximadamente US$ 1,6 bilhão e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) superior a US$ 250 milhões no ano fiscal encerrado em junho. Dessa forma, se aprovado, o negócio irá impulsionar significativamente a presença da Unilever no mercado de produtos capilares dos EUA, Canadá, Grã-Bretanha, México, Austrália e Ásia.
"A categoria de cuidados pessoais é estratégica para a Unilever e está crescendo rapidamente. Dez anos atrás, representava 20% do nosso volume de negócios. Seu robusto crescimento orgânico fez com que esse percentual passasse para os atuais 30%, com forte posicionamento em muitos dos mercados emergentes", disse, em nota, o presidente-executivo da Unilever, Paul Polman.
No Brasil, a Cargill firmou acordo com a Unilever para adquirir o negócio de produtos de tomate da empresa anglo-holandesa. A transação, de aproximadamente R$ 600 milhões, traz para a Cargill marcas líderes de mercado, como as de molho de tomate Pomarola e Tarantella, as de extrato de tomate Elefante e Extratomato e de polpa de tomate Pomodoro, além da fábrica em Goiânia (GO) com sua produção de atomatados.
A Unilever continuará atuando com essas marcas no segmento de Food Service. A transação está sujeita a aprovação das autoridades regulatórias. As companhias trabalham para concluir o negócio até o final deste ano.