Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (29/09), Sussumu Honda, presidente da Abras, divulgou estudo sobre o desempenho do volume de vendas do setor neste ano.
De janeiro a agosto, conforme os dados do estudo realizado pela Nielsen, o volume de vendas dos supermercados apresentou expansão de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado, desempenho puxado, sobretudo, pelas cestas de bebidas alcoólicas, não alcoólicas e de perecíveis.
“O aumento nas vendas de perecíveis indica melhora na renda da população. São dados interessantes, pois mostram o avanço não apenas da massa de consumidores, mas também da renda”, diz Sussumu.
Os produtos que apresentaram as maiores altas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: cerveja (19,5%); queijo (15,7%); suco de frutas pronto para consumo (15,1%); refrigerante (12,0%); e salgadinho para aperitivos (11,8%). Os produtos com as maiores quedas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: purê de tomate (-21,3%); sidra (-20,1%); rum (-12,7%); vermute (-9,1%); e extrato de tomate (-8,9%).