O 16º Estudo Anual de Marcas Próprias 2010, realizado pela Nielsen Brasil, e divulgado com exclusividade pela Revista SuperHiper na edição de novembro, mostra que no País as marcas próprias apresentaram participação de 4,8% nas vendas em valor e de 6% em volume.
Verifica-se na pesquisa que do total dos supermercados participantes 97% que têm marcas próprias trabalham com itens alimentares. Entre os atacadistas, o percentual é de 72%.
Nesta edição, foram encontradas 293 categorias com marcas próprias, sendo trabalhadas 97 categorias na cesta de alimentos. Mas os destaques ficam para limpeza caseira, com 31 itens, depois de ter ficado três anos estável, com 27 itens, e higiene e beleza, com 49 produtos, oito a mais que no ano anterior. Ao todo, as empresas participantes detêm 734 marcas, chegando a 65,9 mil itens.
Especificamente nos supermercados, o número total de itens marcas próprias é de 55,6 mil, sendo 16% maior que no último estudo, sem considerar produtos manipulados pelas cadeias.
Número de categorias com Marcas Próprias por cestas de produtos
Veja pesquisa completa na revista SuperHiper, edição de novembro.