Por Margareth Meza
O Ministério do Meio Ambiente, com o apoio do Walmart, divulgou hoje (25/11) os resultados da Pesquisa Sustentabilidade: Aqui e Agora, no auditório da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo (SP).
O estudo foi realizado com 1.100 pessoas de 16 a 70 anos, de todas as classes sociais e residentes em 11 capitais brasileiras. O intuito foi compreender os hábitos de consumo e as atitudes da população brasileira em relação à sustentabilidade e ao meio ambiente, bem como verificar seus anseios em relação a esses temas.
Nos supermercados, verificou-se que o principal desejo é o fim da distribuição das sacolas plásticas. E o mais importante: 69% dos respondentes disseram que encontrariam um substituto para esse material, como as versões retornáveis, as caixas de papelão e o uso de carrinhos.
Alinhadas a esse comportamento do consumidor estão as metas da Abras para 2011, apresentadas na ocasião. Uma delas, segundo o presidente da entidade, Sussumu Honda, é a redução em 30% do uso das sacolinhas até 2013 e em 40% até 2015.
“Parece pouco, mas é uma meta realista, pois o setor supermercadista é formado por quase 20 mil empresas e todas precisam ser incluídas nesse trabalho de conscientização, cujos resultados serão repassados periodicamente ao Ministério do Meio Ambiente”, disse Sussumu.
A ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, esteve no evento. Ela destacou a importância do estudo realizado pelo órgão e comentou a iniciativa da Abras. “A pesquisa traz as cidades de volta às discussões ambientais, é a sinalização da sociedade de que é preciso fazer mudanças e deve ser usada como ferramenta para a formação de políticas públicas, que necessitam do envolvimento de todos os setores. A Abras, por exemplo, apresentou seu compromisso formal, com metas claras, para a redução do uso das sacolas plásticas porque a sociedade determinou que isso é de fato importante”, declarou.