Ao divulgar o Plano Abras de Ação Sustentável, que engloba diversas iniciativas voltadas ao incentivo do consumo consciente, na semana passada, durante evento do Ministério do Meio Ambiente, a Abras anunciou a meta de redução de 30% das sacolas plásticas até 2013 e de 40% até 2015. Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, essas metas são factíveis, pois diversas ações estão sendo tomadas pelo setor em todo o Brasil e outras ações serão deflagradas em 2011, contudo, o ritmo da redução pode ser maior, se for criada uma legislação federal proibindo a distribuição gratuita de sacolas, como já ocorreu em dezenas de países no mundo. “Só com a lei, a África do Sul, por exemplo, reduziu o consumo de sacolas em 50%”, cita Sussumu.
A Ministra do MMA, Izabella Teixeira, declarou no evento de lançamento da pesquisa Sustentabilidade Aqui e Agora, realizada pelo Ministério com o apoio do Walmart, no dia 25, que as informações levantadas com os consumidores de 11 capitais do País, objetivo do evento, podem fundamentar o envio de uma lei federal ao Congresso.
Quanto às alternativas de embalagens para o consumidor transportar compras, o presidente da Abras se manifesta favorável ao que disse a Ministra Izabella, sobre a importância de estudar formas de desonerar essa cadeia, para que o custo do transporte das compras pelo consumidor, seja por meio de sacolas retornáveis, sacolas biodegradáveis, caixas de papelão ou outros meios, não impacte o seu bolso.
Veja o posicionamento institucional da Abras, sobre esse tema:
A Abras defende:
• Redução do uso de sacolas plásticas, por meio do consumo consciente e do uso de sacolas retornáveis;
• Eliminação da distribuição gratuita de sacolas plásticas ou de qualquer material, desde que não prejudique o consumidor e as relações de consumo/comércio;
• Ampliação das ações de conscientização do consumidor para o uso correto das sacolas;
• Criação de lei para eliminar a distribuição gratuita em nível federal;
• Criação de ações do poder público para melhorar a coleta seletiva – evitando o uso da sacolinha no lixo.
A Abras não apoia:
• Leis municipais e estaduais que disciplinam a utilização de sacolas plásticas;
• Imposição de um tipo de sacola, de uma só tecnologia, para ser utilizada em determinada localidade (sem a devida comprovação científica);
• Eliminação das sacolas sem a devida conscientização do consumidor (seria um desserviço aos clientes).
Objetivos
Para atingir as metas de redução de sacolas, a Abras vai promover por meio do seu Plano de Ação Sustentável diversas ações setoriais. Estão previstas a criação de um sistema de mensuração – por empresa – para acompanhar o cumprimento das metas de redução no uso das sacolas e a elaboração de um Manual de Ações de Boas Práticas no Ponto de Venda (PDV), para conscientização de funcionários e consumidores sobre os benefícios da diminuição. A ideia é contar com o apoio de entidades não governamentais e alcançar a totalidade das empresas do setor supermercadista.
Será criada também uma ampla campanha publicitária, com anúncios, cartazes no PDV etc., aberta para adesão voluntária das empresas. A Abras também vai premiar os cases de sucesso na redução do consumo de sacolas com o Prêmio Abras Sustentabilidade, além de divulgar, por meio dos cursos operacionais da Escola Nacional de Supermercados, as boas práticas no uso das sacolinhas em todas as 27 estaduais da entidade.
Abras e MMA: juntos pela redução
Foto: Ministra Izabella Teixeira, do MMA, Presidente e CEO do Walmart, Marcos Samaha, vice-presidente da Abras e ex-presidente da Apas, João Sanzovo, Secretária do MMA, Samyra Crespo, e o presidente da Abras,Sussumu Honda.