Em coletiva de imprensa realizada hoje (30/11), na sede da Abras, em São Paulo, o presidente da Associação, Sussumu Honda, apresentou o Índice Nacional de Volume, resultado de pesquisa bimestral feita pela Nielsen com mais de 200 categorias de produtos vendidos em supermercados.
Até outubro deste ano o índice cresceu 7%, comparado com o mesmo período do ano passado, quando a variação ficou em 2%. Os itens que mais contribuíram para esse crescimento foram as cestas de bebidas alcoólicas, com 16,5%, e bebidas não alcoólicas, com 11,5%. Também registraram crescimento as cestas de perecíveis, com 9,7%; limpeza, com 6,6%; mercearia salgada, com 4,9%; mercearia doce, com 4,4% e higiene e beleza, com 3,6%. A cesta outros, que inclui produtos de bazar, foi a única que não apresentou alta e manteve estabilidade.
“O crescimento ocorre em praticamente todas as cestas porque a pirâmide socioeconômica vem mudando, as classes estão em processo de ascensão e, por isso, sofisticam seu consumo. Exemplo é a cesta de bebidas não alcoólicas, que tem crescimento puxado por refrigerantes, bebidas a base de soja e sucos prontos”, comentou Sussumu Honda.