Por Roberto Carlessi
A Coca-Cola Femsa, empresa do Grupo Mexicano Fomento Econômico S/A (Femsa), inaugurou hoje, 13 de janeiro, em Jundiaí, interior paulista, sua 14ª linha de produção de garrafas pet retornáveis, que tem ciclo de utilização de até 25 vezes. Com capacidade para produzir 27 mil garrafas por hora, essa linha utiliza tecnologia de ponta, como sensores de odor, que detectam e descartam qualquer garrafa que não esteja absolutamente dentro dos parâmetros de qualidade e segurança exigidos pela empresa.
Com essa nova unidade, a capacidade da fábrica de Jundiaí passou a ser de 450 milhões de caixas e de 1,6 bilhão de litros por ano. A empresa também já está utilizando a embalagem Plant Botle, feita de pet, no qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado na fabricação.
Com essas inovações e a redução da altura da tampa e do bocal das embalagens, em 2012 a empresa vai reduzir o volume de insumos para produzir suas embalagens pet num total equivalente a 120 milhões de garrafas de dois litros.
Nova linha amplia a capacidade de produção da fábrica para 1,6 bilhão de litros e 450 milhões de caixas por ano
fotos: Ricardo Hara