Por Roberto Carlessi
O segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresceu 12,6% em 2010, comparado com 2009. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Ferfumaria e Cosméticos (Abihpec) divulgados ontem, 16 de janeiro, na sede da Associação, em São Paulo, mostram que o faturamento do setor ex-factory (saído das fábricas, sem adição de impostos sobre vendas) foi de R$ 27,5 bilhões.
Em todos os 15 anos de existência da Abihpec, as vendas dos produtos dessas categorias, principalmente do segmento higiene pessoal, sempre cresceram na casa dos dois dígitos. Uma das razões desse crescimento é a democratização do consumo e do maior acesso a produtos de higiene e beleza pelas classes D e E, além da modernização do parque industrial, de investimentos em pesquisa, marketing e inovação tecnológica, explicou o presidente da Abihpec, João Carlos Basílio. Para este ano, acrescentou João Carlos, o setor trabalha com a expectativa de crescer 13,2% sobre 2010 e chegar à casa dos R$ 31,12 bilhões.
“O Brasil é a oitava economia do mundo e o terceiro mercado mundial de produtos de higiene e beleza, cosméticos e perfumaria. Grandes players mundiais já fazem seus lançamentos globais no mercado brasileiro, que ainda tem muito potencial de crescimento”, complementou João Carlos.