Investimento será 25% maior do que o previsto para 2010
Em termos globais, as vendas da Coca-Cola cresceram 5% no ano e 6% no quarto trimestre de 2010. O crescimento na América Latina foi de 5% no ano e 5% no último período.
No Brasil, no último trimestre de 2010 o aumento das vendas chegou a 7%. Com este resultado, atingiu volume de vendas de 10,6 bilhões de litros, representando um aumento de 11% de volume e um faturamento de R$ 17,7 bilhões. O resultado confirma o constante crescimento da empresa no País em um período que já se estende por 27 trimestres.
Para Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil, “o Brasil tem cumprido seu papel no atual cenário global, onde estão cada vez mais evidentes suas demonstrações de fôlego para crescer e abrigar negócios bem-sucedidos, baseados em seus fundamentos. Acreditando neste potencial, somente em 2011, o Sistema Coca-Cola Brasil, que engloba sete segmentos de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos - vai investir R$ 2,5 bilhões e, nos cinco anos entre 2010 e 2014, estão sendo investidos R$ 11 bilhões no País”.
Segundo Zarazúa, “o Brasil está muito bem, a economia cresce e a Coca-Cola Brasil cresce no mesmo passo. Nosso grande desafio é continuar ampliando nosso portfólio para atender as demandas dos atuais e futuros consumidores”.
Em 2010, a Coca-Cola Brasil deu o primeiro passo rumo à garrafa sustentável do futuro ao se tornar pioneira no lançamento da PlantBottle na América Latina. Por ser 30% à base de planta, a embalagem, feita de PET no qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo, tem reduzido a dependência da empresa em relação aos recursos não-renováveis, além de diminuir em até 20% as emissões de CO².
Ainda na área de sustentabilidade, foi inaugurada em abril, em Maceió, a primeira fábrica verde de refrigerantes do Sistema Coca-Cola na América Latina. Concebida dentro dos mais rígidos padrões de sustentabilidade ambiental, a Conviver Bebidas e Alimentos foi construída no conceito de planta verde, o que garante a implantação das boas práticas da construção sustentável, como iluminação e ventilação artificiais, que economizam energia e reduzem emissão de carbono.
“A sustentabilidade, além de ser uma necessidade competitiva, é também um motor de crescimento, já que leva a empresa a ser mais inovadora ao pensar em soluções fora dos padrões habituais do negócio”, disse Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.
O ano de 2010 também foi marcado pelo lançamento de Powerade, a bebida esportiva escolhida pela FIFA para a hidratação dos atletas da Copa do Mundo FIFA 2010. Presente em mais de 70 países, o produto chegou ao Brasil em maio com uma proposta inovadora. Na categoria de repositores hidroeletrolíticos, contém vitaminas do Complexo B (B3, B6 e B12), carboidratos em concentração ideal para o consumo durante a prática de exercícios físicos prolongados, além de ser responsável pela reposição de líquidos e sais minerais.
Luciana Feres, diretora de Marketing de Coca-Cola, acrescentou, “além do lançamento do novo produto, a Copa do Mundo é a maior oportunidade de conexão para a Coca-Cola. Ao longo de 2010, realizamos atividades relacionadas a futebol como nossos consumidores, praticamente todos os meses”. Destacaram-se as ações relacionadas à Copa do Mundo, como o Tour da Taça FIFA por Coca-Cola, que passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo, os eventos para o grande público, que foram 35 em todo o País, inclusive o Fifa Fan Fest, além de promoções e campanhas específicas das marcas Coca-Cola e Powerade.
Crescimento do volume de vendas Brasil em 2010:
1º trim 10 | 12% |
2º trim 10 | 13% |
3º trim 10 | 13% |
4º trim 10 | 7% |
Acumulado 10 | 11% |
Fonte: Portal Abras / Coca-Cola Brasil