Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (28/02), Sussumu Honda, presidente da Abras, divulgou estudo sobre o desempenho do volume de vendas do setor no ano passado.
Conforme os dados do estudo realizado pela Nielsen, o volume de vendas dos supermercados apresentou expansão de 6,7% em 2010, desempenho puxado, sobretudo, pelas cestas de bebidas alcoólicas, não-alcoólicas e de perecíveis (iogurtes, leite fermentado, etc.).
Pelo indicador, as vendas de bebidas alcoólicas cresceram 15,1% no ano passado; as bebidas não-alcoólicas tiveram incremento de 10,8%; e os itens perecíveis, de 10,4%.
As categorias de produtos que apresentaram maior crescimento em volume comercializado em 2010 foram queijo, 21,7%; suco de frutas pronto para consumo, 19,2%; cerveja, com 17,8%; refrigerante, com 10,6%; e carnes congeladas, com 10,5% . As maiores quedas aconteceram nas seguintes categorias: purê de tomate, com -21,8%; sidra, com -18,4%; loção pós-barba, com -15,1%; rum, com -9,8%; e modificador de cabelo, com -7,9%.
Para Sussumu Honda, o crescimento em volume de categorias como bebidas e itens perecíveis “é um forte indicador do aumento de renda do consumidor em 2010”.