12ª edição da pesquisa Nielsen revela as cinco marcas mais vendidas de 200 categorias de produtos em supermercados de todo o país
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realiza hoje, dia 1º de março, a partir das 13h30, em sua sede na capital paulista, evento para a divulgação da 12ª edição da pesquisa Líderes de Vendas, elaborada pela Nielsen especialmente para a revista SuperHiper. Na programação do evento, que terá palestras com consultores de destaque, também está previsto o lançamento do GDSN (Global Data Synchronization Network), uma parceria entre a Abras e a GS1.
A pesquisa Líderes de Vendas revela as marcas que mais rentabilizam o setor supermercadista. O levantamento traz as cinco marcas mais vendidas em valor de 200 categorias de produtos em âmbito nacional e regional. Durante o evento, a marca líder de cada uma das 200 categorias será premiada pela Abras. “A publicação da pesquisa já se tornou essencial para o setor conhecer as marcas que não podem faltar nas gôndolas das lojas. Certificar os primeiros colocados é o reconhecimento que a Abras faz ao importante trabalho que essas empresas desempenham”, afirma Sussumu Honda, presidente da Abras.
O GDSN, Sincronização Global de Dados, em português, que será lançado no evento, tem como objetivo o alinhamento e a sincronização de dados dos produtos para aumentar a eficiência das transações comerciais. O ponto de partida é a adesão do setor produtivo, responsável pelo fornecimento de informações e especificações precisas dos itens que fabrica para que sejam formatados e repassados ao mercado de forma clara e segura. A compatibilidade global será garantida pela GS1, que fornecerá as regras de uso para todos os parceiros comerciais que desejarem intercambiar seus dados sobre o produto. Segundo Honda, trata-se de uma inovação tecnológica que proporcionará agilidade nos processos e a diminuição de erros provocados por divergências entre os sistemas dos varejistas e os dos fornecedores. “Esta solução desenvolvida pela GS1 vai dar precisão e segurança nas transações, na medida em que indústria, atacado e varejo passem a trabalhar com as mesmas especificações de produtos, evitando enganos e distorções”, avalia Honda.
Nova ferramenta
A GS1 Brasil é uma associação sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pela padronização de processos de logística e rastreabilidade na cadeia de suprimentos e demandas. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos para o varejo, a associação oferece serviços e soluções para a as áreas de saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 55 mil associados no país e faz parte do Conselho de Administração da GS1 Global, que é composto por importantes líderes e dirigentes de multinacionais, varejistas, fabricantes e representantes regionais da associação.
Palestras
César Souza, consultor, palestrante e escritor, participa do evento e apresenta palestra sobre a “A importância de ser líder nos negócios e no dia a dia”. Considerado um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, Souza é presidente da Empreenda e tem sólida experiência como executivo no Brasil e no exterior.
Também será apresentado oficialmente o Cadastro Nacional de Produtos, por Paulo Crapina, executivo do Carrefour, e Roberto Matsubayashi, gerente de Alianças Estratégicas da GS1 Brasil.
Fonte: Portal Abras