Abicab promove 2º Salão de Páscoa e traz muitas novidades

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Por Margareth Meza

 

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), promoveu ontem, 15/03, o 2º Salão de Páscoa. É o evento mais importante do ano para a indústria de chocolates. Nele, se apresenta os lançamentos e as perspectivas das principais fabricantes do País, que estão bastante positivas esse ano.

 

A Village, segundo o diretor comercial Reinaldo Bertagnon, pretende expandir seu faturamento em 20% no comparativo com a Páscoa de 2010. Para isso, apostou em novos brinquedos para a linha Scooby Doo e em ovos com embalagens sofisticadas, ideais para presentear.

 

O mesmo fez a Nestlé, que espera faturar 5% a mais que no ano passado. Conforme o gerente de marketing da área de chocolates, Ricardo Bassani, o mix desse ano tende às opções presenteáveis, que geralmente são os ovos maiores e de tamanhos intermediários.

 

O aumento das vendas das versões com gramaturas robustas está associada ao incremento da renda do brasileiro. Particularmente, o nordestino sente bem esse crescimento na pele e, não à toa, a Garoto está de olho nesse mercado promissor.

 

“Olhamos o Nordeste com maior atenção e esperamos crescer de 7% a 8% na região, enquanto que no resto do País, 5%. A área cresce muito em todas as categorias e ainda consome pouco chocolate em relação ao Sul e ao Sudeste”, afirmou o gerente de marketing da empresa, André Barros.

 

A Lacta é outra que trabalha para que o brasileiro passe a comer mais chocolate, tanto que aumentará sua produção em dois milhões de ovos, de 23 milhões para 25 milhões. Segundo o diretor de marketing de chocolates da Kraft Foods, Eduardo Caldas, o Brasil pode ao menos triplicar seu consumo per capta e alcançar Chile, Uruguai e Argentina, que têm consumo médio anual de 3 quilos por pessoa.

 

Potencial

 

Portanto, é nítido que o mercado tem muito potencial para crescer e ganhar consumidores, tanto que o presidente da entidade, Getúlio Ursulino Neto, anunciou que 80% do que será comercializado é novidade, ou de embalagem ou de produto. Estratégia e tanto para encantar e conquistar público.

 

As licenças continuam com força total. Só a Top Cau trabalha com 17. “Esse foi o caminho que escolhemos para nos diferenciar, já que somos uma empresa nova, com 17 anos de mercado”, declarou a gerente de marketing Alaís Fonseca.

 

E como propaganda e marketing são as almas do negócio, as empresas não deixaram de investir nessas áreas para vender, se consolidar e ganhar fatia de mercado. A Arcor investiu 30% mais esse ano do que na campanha passada em anúncios em revistas e materiais de ponto de venda.

 

Para crescer 10% sobre 2010, a Mars acredita no potencial dos materiais de PDV e das ilhas de exposição. Elas serão montadas nas grandes redes, conforme declarou o gerente de marketing e trade, Valdir Nascimento.

 

Já a Panduratta, dona das marcas Bauducco e Visconti, vê na excelência em executar campanhas sazonais o caminho para expandir faturamento. “Esse ano, esperamos faturar 18% a mais que em 2010”, declarou o gerente de marketing Rodrigo Mainieri.

 

A Hershey’s, outra marca da Panduratta, investiu principalmente em embalagens criativas e diferenciadas, voltadas ao público jovem, com o intuito de ver seu faturamento crescer 15%, conforme anunciou a gerente de marketing, Renata Vieira.

 

Conheça os lançamentos mais importantes da indústria de chocolates na seção Novos Produtos do Portal Abras.


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