A Abras divulgou hoje,(24/03), em entrevista de imprensa concedida pelo presidente da entidade, Sussumu Honda, o desempenho das vendas no setor supermercadista no mês de fevereiro.
De acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Abras, as vendas reais do setor cresceram 2,77% em fevereiro, em relação a fevereiro de 2010.
Em comparação com janeiro deste ano, houve uma queda real de -7,10%. No acumulado do bimestre, as vendas do setor supermercadistas alcançaram alta de 3,24%, na comparação com igual período de 2010. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 8,95% em fevereiro em relação a fevereiro de 2010 e queda de - 6,35% sobre janeiro deste ano. O acumulado nominal, no bimestre, chega a 9,44% na comparação ao mesmo período do ano passado.
“A queda em relação a janeiro já era prevista pelo setor, como sabemos, fevereiro é um mês atípico, com três dias a menos. As contas extras de início de ano com impostos e a volta às aulas também contribuíram para a redução do consumo", diz o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Mesmo diante deste cenário de queda, Sussumu Honda acredita na recuperação do setor a partir do mês de abril e projeta crescimento das vendas em 4% no ano.
AbrasMercado
Na entrevista coletiva, a Abras apresentou o indicador AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, realizada pela GfK especialmente para a Abras, que em fevereiro apresentou queda de -1,74%, em relação a janeiro deste ano. Já na comparação com fevereiro de 2010, o AbrasMercado apresentou alta de 11,34%, passando de R$ 268,25 para R$ 298,68.
As maiores altas foram puxadas por produtos agrícolas ou commodities, com destaque para o tomate, com 10,84%. O feijão e a carne traseiro apresentaram as maiores quedas, -7,4% e -5,60%, respectivamente,em função de um ajuste no preço devido ao aumento expressivo em 2010. Foram seguidos pela batata, com - 3,77% e pelo pernil - 3,99%.