A Abras divulgou hoje, 24 de março, em entrevista coletiva, a Pesquisa de Páscoa, que mostra otimismo do setor supermercadista e projeta crescimento de 10,6% nas vendas de produtos ligados à época. O período é a segunda melhor data promocional do setor no ano afora o Natal.
De acordo com a Pesquisa, 77,6% dos supermercadistas acreditam que as vendas de Páscoa em 2011 se situarão em um patamar superior ao de 2010. Para 18,4%, as vendas ficarão no mesmo patamar e apenas 4,1% acreditam em queda nas vendas, sempre na comparação ao ano anterior.
Para o presidente da Abras, Sussumu Honda, a Páscoa de 2011 tem tudo para ser ainda mais farta do que foi a de 2010, com destaque para o bacalhau, que apresentou crescimento de 11,8% em volume de encomendas do setor, e os ovos de Páscoa, que cresceram 9,7% em pedidos. “Com a oferta estável do bacalhau acredito que não vai haver variação de preços para o consumidor”.
Outros produtos que tiveram aumento de encomenda junto aos fornecedores foram: peixes em geral (11,7%), refrigerantes e cervejas (8%), azeite (7,8%), chocolates em geral (6,7%), vinhos nacionais (6%), importados em geral (5,8%), vinhos importados (5%) e colomba pascal (3,7%).
Na comparação de preços com a Páscoa de 2010, todos os produtos pesquisados tiveram aumento, tendo as cervejas apresentado maior alta (10%), seguidas por refrigerantes (8,4%), peixes em geral (6%), ovos de páscoa (5,7%), chocolates em geral (5,5%), vinhos nacionais (4,8%) e colomba pascal (3,8%). Os produtos importados pesquisados também apontam alta, tendo importados em geral (2,3%), vinhos importados (2%), bacalhau (1,4%) e azeite (0,3%).