Por Margareth Meza
A Associação Paranaense de Supermercados (Apras) dá início hoje (11/02) à 30ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, Mercosuper, e também comemora seus 40 anos de existência. A entidade foi fundada em 1971 por Ruy Senff, presente na cerimônia de abertura.
Para esta edição são esperados 50 mil visitantes, quatro mil a mais que em 2010. O evento deverá gerar, de acordo com estimativa de seus organizadores, R$ 600 milhões em negociações, valor R$ 100 milhões mais elevado que o gerado na 29ª edição.
O tema da Mercosuper desse ano é “A evolução do varejo, sua empresa acima das estatísticas”. Segundo o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, o canal supermercadista mudou e evoluiu muito nos últimos anos e, por isso, merece destaque pela responsabilidade que tem sobre 25% das vendas do varejo nacional, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Zonta (foto) mencionou a feira como fortalecedora de laços comerciais, bem como de agente unificador do setor no Paraná. Aproveitou, ainda, para enfatizar a necessidade da reforma tributária, assim como fez o presidente da Abras, Sussumu Honda, que não deixou de destacar a importância do encontro, que cresceu 80% nas últimas três décadas.
Realizado no Expotrade, espaço de 26,4 mil m² localizado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, contará com 285 expositores, feira de produtos orgânicos e palestras sobre temas variados, como sustentabilidade, sucessão e marketing.
Palestra
Antes da cerimônia de abertura, o vice-presidente de vendas da Nestlé Brasil, Westermann Geraldes, apresentou a primeira de uma série de três palestras magnas a serem realizadas até quarta-feira, 13/04, dia do encerramento da Mercosuper.
O executivo mostrou as estruturas criadas pela empresa para atender os diferentes canais varejistas e suas peculiaridades regionais. “A regionalização foi a mudança mais profunda promovida pela Nestlé nos últimos anos. Adequamos formatos, produtos, campanhas e promoções às características do trade de cada região.”
Geraldes também falou dos desafios da empresa para os próximos anos. Entre eles, estão o aprimoramento da capacidade de explorar a forte ascensão das classes C, D e E e a geração de valor para toda a cadeia de abastecimento.