Por Margareth Meza
Na Mercosuper, Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, foi apresentada hoje (12/04) a palestra Sustentabilidade e Consumo Consciente. A apresentação foi feita pelo especialista em sustentabilidade do Sistema de Alimentos e Bebidas (SABB), Fabiano Rangel. A SAAB é uma joint-venture da Coca-Cola com seus fabricantes regionais.
Para o palestrante, sustentabilidade não é conceito, e sim um movimento que provêm soluções e opções que satisfaçam necessidades e expectativas com equilíbrio diante dos impactos causados pelo ato de consumir. Já o consumo consciente é a capacidade de julgarmos os efeitos de nossos atos sobre a realidade que nos é apresentada.
Segundo Rangel, a ascenção das classes C e D fragilizou essa compreensão por causa da oportunidade de consumo dada a elas nos últimos anos. Só que os mais conscientes vêm se fortalecendo e esperam das empresas mais do que preço, qualidade, entrega e cumprimento da legislação.
“Os consumidores conscientes não estão em maior número, mas são difusores de ideias, inclusive pela internet, onde são os mais ativos. São eles que falam bem ou mal de determinada empresa, e quando a informação é negativa, costuma ser replicada com muito mais força.”
Para agravar esse cenário, ficou mais difícil separar público e bastidores, segundo Rangel. Isso porque as empresas não conseguem mais gerenciar informações como antes. E o público quer saber o que as companhias fazem e como fazem. Por isso, o palestrante destacou a necessidade de se criarem ferramentas de relacionamento com os consumidores.