Por Roberto Carlessi
A MDK Feiras Internacionais, representante oficial da Kolenmesse para o Brasil, apresentou ontem, 12 de abril, uma prévia do que será a 31ª Anuga, principal feira de alimentos e bebidas do mundo, que acontece em Colônia, Alemanha, de 8 a 12 de outubro deste ano. O vice-presidente de Alimentos da Kolnmesse, Peter Grotheus, informou que os organizadores da feira projetam para este ano a visita de mais de 150 mil compradores e representantes de indústrias de alimentos e bebidas de 180 países, que poderão visitar mais de 6.500 estandes, instalados numa área de exposições de 284 mil metros quadrados.
“Na Anuga 2011 serão apresentadas as principais tendências da indústria de bebidas e alimentos mundiais, deixando muito claro que qualidade passou a ser a primeira preocupação desse segmento em todo o mundo. Este ano, houve uma inovação: a participação de empresas de food service, diante de importantes mudanças no perfil dos consumidores, que passam cada vez mais a se alimentar fora de casa, em restaurantes, cantinas, bares, escolas, etc.” Outra novidade é a participação bem mais intensa de produtores de alimentos frescos e resfriados, como frutas, frios, legumes, peixes e outros produtos ultrafrescos, com prazo de validade de quatro a cinco dias.
A diretora da Federação Alemã da Indústria de Alimentos (BVE), Sabine Eichner Lisboa, acrescentou que o cidadão alemão gasta 11% de seu orçamento familiar com alimentação, percentual inferior ao da Itália (13%) e da França (15%) e que a principal tendência da indústria é proporcionar conveniência e facilidade de preparo dos alimentos para a dona de casa, que tem cada vez menos tempo para ficar na cozinha. “No ano passado o Brasil exportou 1,2 bilhão de euros para a Alemanha, 3% menos que em 2009, principalmente itens como café, oleaginosas, frutas tropicais, frutas frescas e especiarias e importou do mercado alemão 120 milhões de euros, principalmente chocolates, derivados de batata, cerveja, etc.”
Este ano a Itália é o país parceiro da Anuga e vai participar da feira com mais de mil expositores, número superado apenas por expositores alemães. O vice-presidente do Instituto Italiano de Comércio Exterior (ICE), Gianni Loretti, informou que além de vasta gama de produtos, a Itália também vai promover uma série de seminários e palestras, com foco na culinária e gastronomia italianas e na tendência irreversível de os consumidores de todo o mundo passarem a exigir cada vez mais qualidade dos produtos que consome.