Mais 32 alunos participam da 4ª turma do curso Executivo MBA Gestão e Estratégia de Supermercados, realizado pela Abras em parceria com a FGVCev (Fundação Getúlio Vargas /Centro de Excelência em Varejo), que teve início na quinta-feira, 14 de abril.
Os alunos já têm opinião formada sobre o curso, que está em fase inicial, e a certeza da escolha. Para Letícia Justino, 22 anos, recém-formada em administração de empresas, o aprendizado será essencial para discutir, na prática, as ações do empreendimento familiar, a rede Amarelinha da Sorte, na região de Sertãozinho, interior do Estado de São Paulo.
“O curso de MBA será um diferencial na hora de dialogar com os gestores, tanto meu pai, quanto os supervisores e gerentes. Vou ter mais conteúdo e mais credibilidade nas informações que vou transmitir”, diz a nova aluna do MBA Abras. Desafios para Letícia não faltam: o empreendimento familiar engloba três supermercados e 16 lojas de confecção de calçados.
Para dar as boas-vindas aos novos alunos, o superintendente da Abras, Tiaraju Pires, fez uma breve apresentação institucional, e destacou a atuação dos comitês e as conquistas recentes de cada um deles, as oportunidades de negócios oferecidas pela Abras nas viagens técnicas internacionais e nos principais eventos da Associação, como a Convenção.
“Estamos à disposição de vocês. Quando quiserem dialogar, esclarecer dúvidas, podem nos procurar aqui na Abras. Todos os gestores estão sempre de portas abertas para ouvi-los”, diz Tiaraju.
Para integrar os alunos, a Abras promoveu na noite da sexta-feira, 15 de abril, um evento que contou com a participação do presidente, Sussumu Honda, do superintendente, Tiaraju Pires, e do Coordenador do Comitê Jurídico, Dr. Nicolau Frederes. Participaram ainda os alunos da 3º turma do MBA Abras, que está em andamento, e com término previsto para dezembro.
Para o representante da 3ª turma, Mário Rubens, o curso está superando as suas expectativas. “Estou muito satisfeito com o curso, aplico imediatamente o conteúdo que aprendo nas aulas na empresa onde trabalho. O networking tem sido um grande diferencial neste curso”, diz o aluno, que é diretor executivo da ABV, rede com 12 lojas no sul do estado de Mato Grosso do Sul e tem mais de 25 anos de experiência no varejo do setor automotivo e há menos de dois anos atua no segmento supermercadista.
A troca de experiências entre os alunos também é um diferencial, na opinião de Gabriel Silva, proprietário da loja Frade, de Ilhabela em São Paulo. “Aqui eu conheci pessoas de mais de 13 Estados e cada um com um perfil diferente, mas que se complementam. Fiquei surpreso quando um colega que administra uma rede com mais de 15 lojas veio conversar comigo para saber como eu administrava a sazonalidade da minha única loja, pois ele tem interesse em abrir um empreendimento no litoral. Além disso, o conteúdo apresentado no curso tem ajudado na melhoria de muitos processos da loja e os resultados são muito rápidos”.
O MBA Gestão e Estratégia de Supermercados é um curso de especialização latu sensu e já formou 45 profissionais. Atualmente, 57 alunos participam das 3ª e 4ª turmas. As aulas são realizadas na sede da Abras, em São Paulo, uma vez por mês (quinta, sexta e sábado).