7ª Edição dos Melhores Cafés do Brasil será lançada hoje, 26 de abril, na Abras

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A 7ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil – Safra 2010/2011 estará à disposição dos consumidores no início de maio, nas principais lojas gourmet do país. São oito marcas com blends elaborados a partir dos grãos dos lotes vencedores do 7º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, realizado em dezembro passado, que chegam ao mercado em embalagens sofisticadas, de 250 gramas, e identificadas com um selo numerado e controlado.

 

Criado pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café em 2004, o concurso, seguido desta edição especial, têm como objetivo unir as duas pontas da cadeia produtiva – lavoura e torrefação – oferecendo ao consumidor brasileiro os melhores cafés cultivados e industrializados no país.

 

Para a ABIC, iniciativas como estas incentivam cafeicultores e torrefadores a melhorar continuamente a qualidade do café, e são importantes também para o varejo, pois cafés finos significam maior valor agregado. Exatamente por isso, o lançamento oficial desta edição será feita na Abras – Associação Brasileira de Supermercados, no dia 26 de abril. “O segmento de café gourmet tem crescido em torno de 15% a 20% ao ano, muito acima dos cafés tradicionais ou do dia-a-dia, que crescem em torno de 2% a 4%”, diz Almir José da Silva Filho, presidente da ABIC. Embora represente a menor parte do consumo, este segmento de cafés finos e diferenciados – como os que compõem a Edição Especial – correspondeu a algo em torno de 4% do mercado brasileiro em 2010, ou 800 mil sacas, com uma participação entre 6% a 7% na receita, ou R$ 380 milhões.

 

No lançamento na Abras, os supermercadistas poderão degustar os cafés e conhecer as características de cada marca. “Os compradores também são consumidores, e queremos instigá-los à experimentação, à descoberta de uma prazerosa xícara de café, mostrando o diferencial que podem obter junto aos seus próprios clientes com a exposição das marcas em suas lojas”, diz Nathan Herszkowicz, diretor executivo da ABIC.

 

Edição Especial

 

O Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café é disputado exclusivamente por cafeicultores que tenham tido seus lotes campeões ou finalistas nos certames realizados nos principais Estados produtores. É realizado nas categorias Cereja Descascado e Natural, que são os métodos de secagem e preparo dos lotes de grãos. Até 2009, as empresas participavam fisicamente do leilão, representadas por seus profissionais de compra que avaliavam, em provas cegas (sem conhecimento da origem) cada um dos lotes finalistas. Em 2010, os lances puderam ser dados pela internet e as empresas interessadas solicitaram amostras dos cafés para prévia avaliação. É o valor do lance que faz o ranking final do concurso. As empresas podem participar individualmente ou em consórcio, e é considerada campeã a que fizer a melhor oferta.

 

Na 7ª edição do concurso, o lote de café campeão foi o do produtor João Antônio Garrote, da Estância São Francisco, de Itaí, município paulista da região de Piraju. A cafeteria Santo Grão, de São Paulo, arrematou por R$ 5.100,00 a saca de café arábica variedade catuaí, cereja descascado, produzida por Garrote, maior valor pago no leilão dos lotes finalistas deste certame. Com isso, o Santo Grão conquistou o título de empresa Campeã do concurso, na categoria Ouro.

 

Outras duas sacas do lote de João Antônio Garrote foram adquiridas também pelo Santo Grão, que pagou R$ 3.610,00 cada. A soma – R$ 7.220,00 – rendeu à empresa o título de Campeã na Categoria Diamante, pelo maior investimento feito em qualidade. Já na categoria Especial – Microlote, de apenas 2 sacas, criada em 2010 para incluir no concurso os pequenos produtores, a empresa campeã foi a Café Caiçara, de Jundiaí (SP), que arrematou as duas sacas de café arábica, preparadas pelo método Natural, do produtor Zaldenir Gonçalves, de Londrina (PR).

 

Em 2010 o leilão foi aberto, pela primeira vez, para pessoas físicas, de áreas diversas, mas que, em comum, têm o fato de serem apaixonadas por café. Assim é Marcio Rodrigo de Freitas Carneiro, um funcionário público de São Paulo que já fez diversos cursos de barista e torra. Ele e sua amiga Stela Bahiense compraram uma saca de café natural da produtora capixaba Hilda Krohling e uma saca do microlote do cafeicultor paulista José Emílio Lisboa.

 

A 7ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil – Safra 2010 é integrada pelas marcas Café Santo Grão, Café Três Serras, Café Baronesa, Café Caiçara, Café Excelsior, Café Numero Um, Café Cajubá e Lucca Cafés Especiais. O leilão também contou com a participação da filial brasileira da empresa indiana Outspan Brasil Imp. e Exp. Ltda.

 

 Fonte: ABIC


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