Os consumidores já podem se preparar para degustar os melhores cafés do Brasil produzidos na safra 2010/2011 e elaborados com grãos dos lotes vencedores do 7º Concurso Nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) e arrematados por algumas marcas.
No lançamento da edição especial e limitada, realizado na sede da Abras, em São Paulo, hoje, 26 de abril, as marcas Santo Grão, Café Baronesa, Cajubá Gourmet, Três Serras, Café Caiçara apresentaram cafés blends preparados com os melhores grãos.
Para o presidente da Abras, Sussumu Honda, é uma oportunidade de levar aos consumidores produtos diferenciados. “Acredito que toda a cadeia produtiva ganha com produtos de maior valor agregado, os produtores, a indústria, o setor supermercadista e o consumidor”.
Já o diretor executivo da Abic, Natan Herszkowicz, acredita que setor supermercadista tem papel importante na promoção de produtos diferenciados. “Hoje o consumidor brasileiro tem acesso aos melhores cafés, iguais ou superiores aos produzidos em outros países, e os cafés especiais, lançados hoje, têm alta qualidade, são raros e exclusivos. Como o varejo é o setor que atua mais próximo ao consumidor, escolhemos a Abras para realizar este lançamento”.
Produtos diferenciados
A marca Café Caiçara, que produz café gourmet há cerca de 10 anos, já definiu o público consumidor dessa edição limitada, com 800 embalagens de 250 gramas. “Nossos clientes são todos da região de Jundiaí e que já vem adquirindo os cafés especiais, que lançamos nas últimas quatro edições”, diz o diretor da empresa, João Claudio Tadeu Pignatta. A marca foi campeã na categoria Especial – Microlote, ao arrematar duas sacas de café produzidas por pequenos produtores, no leilão promovido pela Abic.
Para a empresa familiar, Café Baronesa, tradicional produtora na cidade de Andradas, em Minas Gerais, a edição limitada tem sabor especial. “Nossos grãos foram adquiridos de uma fazenda selecionada em Carmo de Minas e traz ao consumidor o prazer de tomar uma bebida diferenciada”, diz o diretor José Carlos Sales Ribeiro.
A cafeteria paulista Santo Grão lançou o mais aguardado café gourmet pelo mercado. Os grãos foram adquiridos no leilão, por 5.100 a saca de café, e colocou a marca como campeã do concurso, realizado pela Abic. Outra aquisição, no valor de R$ 3.610 cada saca, rendeu a empresa o título de campeã na categoria diamante, pelo maior investimento feito em qualidade. “São cafés raros e especiais que estamos trazendo ao mercado e podem ser adquiridos também pela internet”, diz a gerente de marketing da empresa Santo Grão, Vanessa Mills. Além desse lançamento, a marca tem ainda linha de cafés descafeínados e orgânico.
No evento, foi conferido a Agrifirma Campo Aberto, de Eduardo Magalhães, na Bahia, o título de campeã em sustentabilidade, por suas ações de proteção ao meio ambiente e responsabilidade social.
A comercialização dos cafés especiais de algumas marcas será realizada também pela internet. Mais informações acesse: www.cafestore.com.br