Em comparação a março de 2010, o crescimento foi de 1,94%. No acumulado do trimestre teve alta de 2,79%
Em coletiva de imprensa realizada hoje, quinta-feira, 28 de abril, o presidente da Abras, Sussumu Honda (foto), anunciou que as vendas reais do setor supermercadista em março cresceram 9,28% na comparação com o mês imediatamente anterior e 1,94% em relação ao mesmo mês do ano de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Abras. No acumulado do primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta chega a 2,79%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras de março apresentou aumento de 10,14% sobre fevereiro de 2010 e alta de 8,37% em relação a março do ano anterior. Já no acumulado do trimestre as vendas cresceram 9,06%.
“O crescimento das vendas no mês de março em relação ao mês anterior se explica pelo efeito calendário, pois são 31 dias contra 28 em fevereiro. Já no acumulado, a tendência de crescimento permanece, mas com menor impacto, 2,79% em relação ao mesmo período em 2010. Resultado esperado, já que neste ano o primeiro trimestre não contou com as vendas de Páscoa, que serão contabilizadas em abril”, explica Sussumu Honda, presidente da Abras.
AbrasMercado
Na mesma coletiva, foi anunciada a pesquisa AbrasMercado, indicador analisado pela GfK e que acompanha as oscilações de preços em todo o País. Em março o Abrasmercado apresentou queda de 0,43% em relação a fevereiro. O índice IPCA/IBGE apresentou alta de +0,79%. No acumulado dos últimos doze meses, o AbrasMercado apresentou alta de 8,3%.
Os produtos com as maiores altas foram os commodities: cebola, com 22,56%; batata, com 17,94%; tomate, com 11,93% e ovo, com 4,28%. Já os produtos com as maiores quedas foram: biscoito maisena, com -4,22%; pernil, com -3,85%; feijão, com -3,53% e carne traseiro, com -3,08%.
Com exceção do Sudeste, que teve alta de 0,02% em sua cesta, todas as outras regiões pesquisadas apresentaram queda: Norte, com -1,2%; Sul, com -0,44%, Centro-Oeste, com -0,29% e Nordeste, com -0,21%.
Criado em 2001 pela GfK em conjunto com a Abras, o AbrasMercado avalia o custo de 35 categorias de produtos que compõem a cesta em todas as regiões do país.
Adequações em produtos, quantidades e marcas possibilitam avaliar a cesta de acordo com hábitos de consumo específicos de cada região.