A Abras organizou uma reunião com lideranças do setor em todo o Brasil com a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, nesta terça-feira (10/05), em São Paulo, com o objetivo de viabilizar apoio do setor à agricultura familiar, como forma de inclusão de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza.
“Essa é uma agenda de negócios em que todos ganham, a população, o setor e o governo. Nosso objetivo é tirar milhares de pessoas da pobreza”, explica a ministra Tereza Campello.
Após apresentação da agenda, que dará lugar a um plano que será em breve divulgado, os supermercadistas apontaram diversos pontos que envolvem a compra dos produtos da agricultura familiar, como controle de qualidade de produtos, logística e fiscalização dos produtos e puderam opinar sobre estratégias específicas.
Para o presidente da Abras, Sussumu Honda, a reunião com a ministra trouxe pontos importantes para o setor, tanto pela inclusão de pessoas no mercado de consumo, quanto na qualificação da mão de obra, ambos os temas destacados pela ministra.
“Nós temos um mundo de oportunidades para avançar. O setor pode participar desse programa, que em um contexto amplo fala do aumento de renda, e isso é importante para os nossos negócios . Estamos falando em 16,2 milhões de pessoas. É uma maneira diferente de contribuir e ser produtivo dentro desse processo”.
Após a reunião, a Abras constituiu um grupo técnico de trabalho que irá participar das discussões do programa junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Brasília.