Vendas do setor supermercadista acumulam alta de 4,54% entre janeiro e maio

Leia em 2min 40s

O presidente da Abras, Sussumu Honda, divulgou na manhã desta quarta-feira, 29 de junho, em entrevista coletiva, o desempenho do Índice Nacional de Vendas e do AbrasMercado, referente ao mês de maio deste ano.

Sussumucoletiva29
Sussumu Honda, presidente da Abras, apresenta o índice de vendas do setor em maio e o desempenho do índice Abrasmercado, em entrevista à imprensa.

As vendas reais do setor supermercadista em maio de 2011 cresceram 0,69% em relação a maio de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas.  Em comparação com abril deste ano, houve queda de 11,34%. No acumulado dos cinco primeiros meses, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 4,54%, na comparação com igual período de 2010. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 7,29% em maio em relação a maio de 2010 e queda de 10,92% sobre abril deste ano. O acumulado nominal, nos primeiros cinco meses de 2010, chega a 11,11%, na comparação ao mesmo período do ano passado. 

 


De acordo com Sussumu Honda, a queda nas vendas no mês de maio em relação ao mês de abril já era esperada em decorrência das vendas excepcionais da Páscoa, considerada o segundo melhor momento de vendas para o setor. “Apesar dessa queda, as vendas ainda apresentam crescimento em relação ao ano passado, e este resultado de 4,5% nos primeiros cinco meses, começa a delinear a tendência para este ano.

AbrasMercado

Em maio, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou queda de -0,25%, em relação ao mês de abril, que apresentou alta da ordem de 1,05%. De todo modo, a cesta Abras permanece num custo total perto dos R$ 300,00, nos últimos três meses: R$ 297,39 em Março (queda de -0,43% em relação a Fevereiro); R$ 300,52 em Abril (aumento de 1,05% em relação a Março); R$ 299,78 em Maio (queda de -0,25% em relação a Abril).

Os produtos com as maiores altas no mês de maio em relação a abril foram: tomate, com 10,76%; extrato de tomate, com 4,30%; e cerveja, com 3,61%.
Já os produtos com as maiores quedas foram: batata, com -4,76%; arroz, com -2,96%; e frango, com -2,78%.

No ano, o AbrasMercado apresenta queda de 2,37%, bem abaixo do IPCA que acumula 3,71% e do IPCA Alimentos, 3,84%. Na variação dos 12 meses o AbrasMercado registra 7,32% contra IPC de 6,55% e abaixo do IPCA Alimentos que acumula 8,19% no período.

Cestas regionais

Com variação de 1,32% no mês de maio, em relação ao mês de abril, a região Sul passou a ter a cesta mais cara do país. Já a região Norte apresentou recuo de 2,33% (queda de preços em carne, arroz e feijão).

Tabelainv



Fonte: Portal Abras
Saiba mais sobre estes e outros indicadores da Abras. Clique aqui.


Veja também

Abras atribui retração ao efeito Páscoa

As vendas reais nos supermercados cresceram 0,69% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passa...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 0,69%

Alta ocorreu em maio, em comparação ao mesmo mês de 2010   As vendas reais do setor supermerc...

Veja mais
Entrevista com Sussumu Honda

"Nosso maior problema é a infra-estrutura, o escoamento da produção, a questão logíst...

Veja mais
Abras realiza pesquisa especial sobre tecnologia da informação no setor

Os supermercadistas participantes terão acesso a documento especial com informações detalhada e con...

Veja mais
Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais
Spunch Disney patrocina o 2º Seminário de Gastronomia para Buffet

O objetivo é promover a marca de bebida infantil para festa no segmento food service A Cereser, fabricante brasi...

Veja mais