Abras participa da Conferência Internacional GS1 Brasil em Códigos

Leia em 3min 40s

No evento, o presidente e CEO da GS1 Global, Miguel Lopera, apresentou as melhores práticas de automação em nível mundial, tecnologias para rastreabilidade na cadeia de suprimentos e destacou pontos fundamentais para o futuro das empresas


Lopera2
Miguel Lopera, presidente e CEO da GS1 Global, fala sobre processos de padronização e automação em debate mediado pela jornalista Sonia Racy, Guilherme Barros e Ricardo Amorim
A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação, entidade responsável pela padronização de processos e rastreabilidade na cadeia de suprimentos promoveu o evento Brasil em Código,  a Conferência Internacional GS1 Brasil de Automação e Logística, na tarde de quarta-feira, 29 de junho, em São Paulo.


Na ocasião, o presidente da GS1 Brasil, José Carlos de Oliveira, apresentou a plateia formada por empresários de vários setores da economia as principais áreas em que a GS1 atua,como no setor de varejo, exército, na aviação, na saúde, entre outros segmentos. “Todos esses setores demonstram a diversidade de atuação da GS1, sempre buscando facilitar o dia a dia dos associados, levando mais eficiência e precisão aos negócios”.


Um dos destaques da Conferência foi a palestra ministrada pelo presidente e CEO da GS1, Miguel Lopera, que apresentou as principais tecnologias de padronização desenvolvidas pela entidade (código de barras, RFID, GDSN e Mobile Commerce) e falou da importância da padronização dos produtos em nível mundial. “Realizamos acordos voluntários com os setores para padronizar processos. No mundo globalizado, a falta de padronização torna os negócios mais complexos, e implica maiores custos, que acabam sendo repassados ao consumidor final”.


Lopera destacou ainda alguns pontos fundamentais para as empresas visando 2020, dentre eles a sustentabilidade. “A escassez de recursos naturais será iminente e as empresas precisam ficar atentas para fazer melhorias em diferentes áreas. Um exemplo são os gases dos aparelhos de refrigeração, que emitem poluentes que destroem a camada de ozônio. Até 2015 temos que realizar mudanças graduais. O mesmo acontece na produção de embalagens, pois será preciso reduzir cada vez mais o uso de energia nesses processos”.

 


Lopera1
esq p/dir - Tiaraju Pires, superintendente da Abras, Presidente e CEO da GS1 Global, Miguel Lopera, Sussumu Honda, presidente da Abras e João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil
Questões de valor compartilhado por empresas foi outro ponto importante na análise do CEO. “A cadeia de suprimentos precisa ficar atenta para otimizar a logística e reduzir custos. Os fabricantes podem usar as mesmas fábricas e meios de transportes. As empresas têm que saber onde competir e onde têm que compartilhar”.

 


A saúde do consumidor, conforme Lopera, também precisa de atenção. “Hoje vemos exemplos como o do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, difundindo campanhas contra a obesidade, pois é muito importante para o Estado conscientizar o consumidor visando à qualidade de vida e hábitos mais saudáveis”.


Seguindo as tendências do comércio virtual, o executivo falou sobre o projeto piloto de codificação padronizada das transações de mobile commerce que será testada entre julho e dezembro, nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Franca, Espanha, Colômbia e Austrália, simultaneamente.


“Essa padronização envolve as informações que devem fazer parte da etiqueta, como prazo de validade, informação nutricional, dados dos fabricantes etc., para proteger os consumidores, que nem sempre estão atentos a essas informações. Por meio da tecnologia de QR Code, os produtos terão etiqueta única, que cumprirá a função do código de barra e padronização e também a atualização das informações no ambientes de internet junto aos provedores de aplicações como, por exemplo, Google”.

 

 

Sobre a GS1

A GS1 conta com 1.300 mil associados ao redor do mundo, está presente em 150 países. No Brasil tem 55 mil empresas participantes, e atua no desenvolvimento de padrões de codificação e oferecendo soluções para aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos.
Atualmente, a entidade tem projetos em andamento para automação no setor aeroespacial, postal, financeiro, rastreabilidade e sistemas anti-fraude.

 

Fonte: Redação Portal Abras


Veja também

Abras atribui retração ao efeito Páscoa

As vendas reais nos supermercados cresceram 0,69% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passa...

Veja mais
Vendas do setor supermercadista acumulam alta de 4,54% entre janeiro e maio

O presidente da Abras, Sussumu Honda, divulgou na manhã desta quarta-feira, 29 de junho, em entrevista coletiva, ...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 0,69%

Alta ocorreu em maio, em comparação ao mesmo mês de 2010   As vendas reais do setor supermerc...

Veja mais
Entrevista com Sussumu Honda

"Nosso maior problema é a infra-estrutura, o escoamento da produção, a questão logíst...

Veja mais
Abras realiza pesquisa especial sobre tecnologia da informação no setor

Os supermercadistas participantes terão acesso a documento especial com informações detalhada e con...

Veja mais
Sussumu Honda participa da abertura oficial da Exposuper, em Santa Catarina

O presidente da Abras, Sussumu Honda, participou da abertura oficial da 24ª Feira de Produtos, Serviços e Eq...

Veja mais
Coordigualdade: Grupo Pão de Açúcar contrata 100 profissionais com deficiência

O Grupo Pão de Açúcar está selecionando 100 pessoas com deficiência para trabalhar em ...

Veja mais
Abras promove visita técnica a lojas em São Paulo

                      &nbs...

Veja mais
Supermeeting Loja aborda importantes aspectos de mercearia e laticínios

  Casos específicos do setor supermercadista, dicas para incrementar as vendas e soluções par...

Veja mais