Canal de negociação direto, rápido e acessível com redes supermercadistas de diversos países do mundo. Esse é o diferencial do Projeto Comprador, que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realizará no 5º Encontro Internacional de Negócios, nos dias 21 e 22 de setembro, paralelamente à Convenção Abras.
Em sua 5ª edição, o Projeto Comprador já confirma a participação de grandes redes varejistas de países como Catar, Chile, Costa Rica, Argentina, Emirados Árabes, Egito, Equador, Líbano, Panamá, Paraguai, Peru e Portugal, somando-se quase 20 redes de supermercados e mais de uma dezena de novos participantes.
Desde a primeira edição, em 2007, a Abras criou uma estrutura importante de negócios, focada em oferta e demanda.
“Percebemos que os dois públicos, comprador e vendedor, realmente buscavam um evento dinâmico com oportunidade reais de consolidar negócios com o Brasil. Desde então, conseguimos diversificar, trazendo ao Brasil novos potenciais compradores em todos os anos”, explica o gerente da área Internacional da Abras, Cláudio Macedo.
Neste ano, já confirmaram presença grandes redes do varejo como a chilena Cencosud, a costa-riquenha Gessa, a argentina La Gallega, além dos supermercados Afonso Santos e Jumbo, de Angola.
“Dentre as novidades estão a participação da rede de supermercados Ali Bin Ali Group, do Catar, que tem mais de 60 lojas e também de um grande empreendimento argentino, o supermercado Eki, que tem cerca de 160 lojas em diversas províncias”, conta Macedo.
Mais um destaque desta edição do Projeto Comprador é a presença, pela primeira vez, do supermercado Metro, do Egito, com 84 lojas e do Mega Santa Maria, de Quito, Equador.
Em uma retrospectiva das últimas edições do Projeto Comprador, Macedo destaca as oportunidades de negócios geradas pelas empresas árabes que vieram ao Brasil buscar alimentos, novas tecnologias para embalagem, massas e frango, entre outros produtos. E ainda o mercado comprador dos Emirados Árabes interessado em produtos orgânicos, condimentos e alimentos congelados.
Em 2010 o Projeto Comprador consolidou cerca de 900 reuniões, com negócios efetivados durante o evento. Um dos destaques foi a presença de empresas do Bahrein, com uma grande demanda, desde alimentos a produtos de higiene, beleza e de origem animal, acrescenta Macedo.
Para esta edição, segundo Macedo, as perspectivas são otimistas. “Para a indústria, é uma oportunidade de mostrar seus produtos e se tornar potenciais vendedores para o mercado externo. Já temos fornecedores de diversos segmentos interessados em participar. No entanto, as vagas são limitadas.”
Como funciona
Luciana Martins
Redação: Portal Abras