Projeto Comprador confirma participação de novos supermercados do Catar, Egito, Angola e Equador

Leia em 2min 40s

Canal de negociação direto, rápido e acessível com redes supermercadistas de diversos países do mundo. Esse é o diferencial do Projeto Comprador, que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realizará no 5º Encontro Internacional de Negócios, nos dias 21 e 22 de setembro, paralelamente à Convenção Abras.


Em sua 5ª edição, o Projeto Comprador já confirma a participação de grandes redes varejistas de países como Catar, Chile, Costa Rica, Argentina, Emirados Árabes, Egito, Equador, Líbano, Panamá, Paraguai, Peru e Portugal, somando-se quase 20 redes de supermercados e mais de uma dezena de novos participantes.

 

Compradordois

Desde a primeira edição, em 2007, a Abras criou uma estrutura importante de negócios, focada em oferta e demanda.

 “Percebemos que os dois públicos, comprador e vendedor, realmente buscavam um evento dinâmico com oportunidade reais de consolidar negócios com o Brasil. Desde então, conseguimos diversificar, trazendo ao Brasil novos potenciais compradores em todos os anos”, explica o gerente da área Internacional da Abras, Cláudio Macedo.

 

Neste ano, já confirmaram presença grandes redes do varejo como a chilena Cencosud, a costa-riquenha Gessa, a argentina La Gallega, além dos supermercados Afonso Santos e Jumbo, de Angola.


 “Dentre as novidades estão a participação da rede de supermercados Ali Bin Ali Group, do Catar, que tem mais de 60 lojas e também de um grande empreendimento argentino, o supermercado Eki, que tem cerca de 160 lojas em diversas províncias”, conta Macedo.


Mais um destaque desta edição do Projeto Comprador é a presença, pela primeira vez, do supermercado Metro, do Egito, com 84 lojas e do Mega Santa Maria, de Quito, Equador.


Em uma retrospectiva das últimas edições do Projeto Comprador, Macedo destaca as oportunidades de negócios geradas pelas empresas árabes que vieram ao Brasil buscar alimentos, novas tecnologias para embalagem, massas e frango, entre outros produtos. E ainda o mercado comprador dos Emirados Árabes interessado em produtos orgânicos, condimentos e alimentos congelados.


Em 2010 o Projeto Comprador consolidou cerca de 900 reuniões, com negócios efetivados  durante o evento. Um dos destaques foi a presença de empresas do Bahrein, com uma grande demanda, desde alimentos a produtos de higiene, beleza e de origem animal, acrescenta Macedo.


Para esta edição, segundo Macedo, as perspectivas são otimistas. “Para a indústria, é uma oportunidade de mostrar seus produtos e se tornar potenciais vendedores para o mercado externo. Já temos fornecedores de diversos segmentos interessados em participar. No entanto, as vagas são limitadas.”

Como funciona


O Projeto Comprador cruza as agendas de comparadores (varejistas estrangeiros) com potenciais fornecedores brasileiros. Há um cadastro prévio de fornecedores que agendam seus horários para expor seus produtos aos participantes estrangeiros durante 30 minutos. “Há um primeiro contato, e a partir dele há extensão para negociações posteriores. Mas há diversos casos de conclusão de negócios na própria reunião”, explica Macedo.


Veja mais informações sobre as redes de supermercados que já confirmaram participação no Projeto Comprador.

 

Luciana Martins
Redação: Portal Abras

 


Veja também

Instituto de Embalagens abre inscrições para evento internacional

  O Instituto de Embalagens abriu inscrições para o Painel Interpack- Evento Internacional de Embala...

Veja mais
Brasília sedia a 30ª ExpoEcos, uma das principais feiras de negócio do setor supermercadista

A Asbra – Associação de Supermercados de Brasília realizará entre os dias 26 e 28 de j...

Veja mais
Concentração de supermercados sobe para 46% no país, diz estudo

Em 2004, percentual era de 40%, segundo o Provar/Ibevar; em São Paulo, índice chega a 60%   Consumi...

Veja mais
Abras participa da Conferência Internacional GS1 Brasil em Códigos

No evento, o presidente e CEO da GS1 Global, Miguel Lopera, apresentou as melhores práticas de automaç&ati...

Veja mais
Abras atribui retração ao efeito Páscoa

As vendas reais nos supermercados cresceram 0,69% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passa...

Veja mais
Vendas do setor supermercadista acumulam alta de 4,54% entre janeiro e maio

O presidente da Abras, Sussumu Honda, divulgou na manhã desta quarta-feira, 29 de junho, em entrevista coletiva, ...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 0,69%

Alta ocorreu em maio, em comparação ao mesmo mês de 2010   As vendas reais do setor supermerc...

Veja mais
Entrevista com Sussumu Honda

"Nosso maior problema é a infra-estrutura, o escoamento da produção, a questão logíst...

Veja mais
Abras realiza pesquisa especial sobre tecnologia da informação no setor

Os supermercadistas participantes terão acesso a documento especial com informações detalhada e con...

Veja mais