Por Margareth Meza
Em palestra ministrada hoje (22/09) durante a 45ª Convenção Abras, o diretor de comunicações da Popai norte-americana, Greg Smith, apresentou as principais tendências e tecnologias que vem estabelecendo novos paradigmas no universo varejista. Segundo o executivo, esse movimento é bastante perceptível com a Internet, que difunde com facilidade a opinião dos compradores sobre marcas de produtos e de empresas.
Outro recurso, chamado código QR, pode ser inserido nos produtos para que, por meio de Smarthfones, se tenha acesso a diversas informações sobre eles, estratégia que certamente aumentará a percepção de valor desses itens.
Diante desse novo cenário, Smith reforçou a importância de se fugir dos modelos engessados e partir para novos conceitos que reflitam os hábitos culturais e os desejos dos clientes. Para denotar essa necessidade, mostrou cases das principais redes mundiais de autosserviço alimentar.
O palestrante ressaltou a importância de se criar experiências agradáveis de compra e despertar nos frequentadores sensações prazerosas e diferenciadas. Segundo Smith, a tecnologia pode ajudar muito nisso e, como exemplo, citou a realidade aumentada, que aumenta a percepção de frescor dos produtos.