Em paralelo ocorre a I Exposição de Tecnologias que traz diversas novidades para agilizar atendimento, melhorar gestão e atrair clientes
As tecnologias da informação no setor supermercadista foram um dos destaques desta quarta-feira (21) na 45ª Convenção Abras. Durante o evento, o professor e especialista em Tecnologia da Informação, Silvio Laban, apresentou os resultados da pesquisa especial sobre tecnologias do setor, que a Abras realizou com supermercadistas, para mapear as ferramentas tecnológicas presentes no dia a dia das lojas e identificar as principais dificuldades no uso de tecnologias digital, desde a cadeia de suprimentos até o relacionamento com o cliente.
O estudo analisou perfil dos participantes, dados gerais de tecnologia da informação, infraestrutura básica de TI, uso de internet, e diversas áreas como frente de caixa, operação e gestão das lojas, cadeia de suprimentos, gestão de clientes, áreas de apoio e também o uso de novas tecnologias.
Entre as principais dificuldades identificadas estão o suporte técnico e dificuldades de integração do sistema. “O estudo nos mostrou uma elevada fragmentação de soluções e fornecedores, indicando grande complexidade e dificuldades de integração. Outro aspecto interessante é que apesar de disponível há mais de uma década a Internet ainda é pouco utilizada pelas empresas”, explica Silvio Laban.
No que se refere ao uso de novas tecnologias, elas ainda são pouco conhecidas e os entrevistados afirmaram não haver previsão de implantação no curto prazo. “A pesquisa mostrou ainda que a Tecnologia da Informação avança e aumenta a importância nos supermercados, porém ainda predomina foco menos estratégico”, diz Laban.
Ainda durante o ciclo de palestras, os supermercadistas conheceram as inovações tecnológicas já em uso em diversos países, e também as novidades que estão expostas na I Exposição de Tecnologia Abras, que ocorre paralelamente à Convenção.
A professora e pesquisadora em Tecnologia, Regiane Romano, mostrou ferramentas para agilizar atendimento, encantar clientes e aprimorar a gestão das lojas, como etiquetas eletrônicas, RFID, gôndolas inteligentes, quiosques musicais e de maquiagem, realidade aumentada, biometria, ferramentas que permitem atrair clientes de acordo com a temperatura ambiente externa à lojas, tapete virtual além dos self check-outs. “O consumidor mudou, hoje ele é multicanal e temos que oferecer à ele tecnologias interativas e mobilidade”, diz Regiane.