Por Margareth Meza
As perdas do setor foram abordadas na primeira etapa do Workshop da Associação Latino Americana de Supermercados (Alas), que teve início na manhã de hoje (20/09), primeiro dia da Convenção Abras. O evento terá continuidade no período da tarde com o tema sucessão empresarial e vale destacar que é interativo ao possibilitar que o público responda perguntas feitas pelos palestantes, cujas respostas são avaliadas e discutidas por eles.
Nessa fase inicial, o professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp), Lincoln de Camargo Neves Filho, mostrou a influência da cadeia do frio nas perdas supermercadistas. Ele apresentou exemplos de como o armazenamento, o transporte e a manipulação em temperaturas inadequadas podem gerar perdas elevadíssimas, superiores a 40%.
Na sequência, o gerente de perdas da Rede Russi e coordenador do comitê de Prevenção de Perdas da Abras, Marcelo Tavares, com 22 lojas no interior paulista, apresentou dados de como os furtos internos e externos interferem de forma significativa na rentabilidade das empresas. Também exibiu as causas do problema e uma série de soluções para minimizá-lo. A cobertura completa do evento estará na próxima edição de SuperHiper.