Consumidor brasileiro está mais preocupado em guardar dinheiro e cuidar da saúde, aponta Kantar

Leia em 7min 20s

Painel de consumo indica o sucesso dos produtos alimentícios em porções individuais

 

Na saúde, brasileiro está consciente da prática de exercícios, mas é campeão de sedentarismo na América Latina

 


Consumidornovo  
   
Um novo estudo da Kantar Worldpanel revela que, pela primeira vez, o brasileiro ficou acima da média da América Latina quando perguntado se pretendia economizar mais dinheiro esse ano. Responderam “sim” 69%, contra a média latino-americana que foi de 64%. Na comparação com 2010, o índice brasileiro subiu consideravelmente, 13 p.p.

 

O consumidor está mais suscetível a ficar em casa, curtindo programas de entretenimento e desfrutando da praticidade de certos produtos. Os dados apontam que 40% dos lares tiveram algum gasto com mão-de-obra para reformas e/ou manutenção de suas casas entre 2009 e 2010. Além disso, as despesas com comodidades não param de crescer. Os investimentos domésticos com TV por assinatura subiram 35% no segundo trimestre, ante o mesmo período do ano passado. No caso da banda larga, o aumento foi de 25% e dos pacotes combo, alta de 20%.

 

“Insegurança lidera o ranking de preocupações do brasileiro (69%), com isso, intensifica a tendência das famílias de se trancarem. Além disso, o consumidor busca cada vez mais programas dentro do lar, aproveitando o conforto e a tranquilidade. Boa parte do dinheiro economizado é gasto em aparelhos eletrônicos e outras comodidades que permitam tornar ainda mais prazerosa a permanência em casa, seja com a família ou amigos”, explica Fátima Merlin, diretora de varejo da Kantar Worldpanel.

 

Por outro lado, o peso da inflação e os gastos excessivos estão deixando o brasileiro mais endividado. O estudo mostra que 53% das famílias estão com despesas acima da renda obtida. Na comparação, o índice acaba negativo em 1%, isto porque, a renda média é de R$ 2.146 e o gasto médio é R$ 2.171.

 

Diante de famílias menores, mais pessoas morando sozinhas, e, até mesmo por uma questão de acessibilidade, um dos itens que mais tem conquistado o consumidor são as monoporções – produtos em pequenas quantidades direcionadas àquelas pessoas que vivem sozinhas. Ainda na pesquisa, foi observado o poder dar marcas gigantes. Depois da perda de espaço delas, em 2008, devido às ofertas de marcas mais baratas, chamadas “talibãs”, as gigantes vêm recuperando espaço, representando 28% das compras na última avaliação.

 

Como foi notado em outros estudos da Kantar Worldpanel, o consumidor mantém a tendência de ser multicanal, já que 44% utilizaram entre sete e nove canais de venda para se abastecer no primeiro semestre.

 


Brasileiro é um dos mais preocupados com saúde na América Latina

O estudo da Kantar Worldpanel revela que mais da metade dos brasileiros, 55%, está preocupada com seu estado físico, mesmo percentual que o Chile. A média latino-americana foi de 49%. Em relação a 2010, o índice avançou 5 p.p, e no Brasil o crescimento foi de 6 p.p.

 

“Há uma evidente conscientização do país com os cuidados com o corpo, só que isso não se nota na prática. O brasileiro é mais acomodado e prefere optar por cardápios mais saudáveis ao invés de fazer exercícios”, explica Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.

 

A pesquisa revelou que 19% dos brasileiros estão obesos e o cenário mais preocupante é que poucos fazem algo para mudar isso. Dos latinos entrevistados, somente 1 em cada 2 disse estar preocupado com a obesidade e que consome produtos de baixas calorias. Entre aqueles que são obesos e com sobrepeso, 56% não fazem nada para mudar essa situação.

 

No painel, coletado em lares da América Latina, o colesterol preocupa seis em cada 10 entrevistados. Na mesma base de temores estão sobrepeso e a pressão arterial. O colesterol e a pressão alta são os principais temores dos mais jovens, com idade inferior a 35 anos, e dos adultos, com mais de 50 anos.

 

Os homens se movimentam menos que as mulheres. Os dados mostram que 70% deles não fazem exercícios nem uma vez por semana. Quando a pessoa faz as atividades físicas, as aeróbicas são as preferidas. No caso da caminhada, 52% das mulheres curtem a prática e apenas 30% dos homens. Os aeróbicos (correr ao ar livre, andar de bicicleta, dançar, etc.) são preferência de 25% do sexo masculino e 24% do feminino.

 

No estudo, a Kantar Worldpanel dividiu os consumidores em quatro estereótipos: “Como bem”, “Sobrevivo”, “Sou saudável” e “Pratico exercícios”. Ao menos 53% dos brasileiros se encaixam na categoria “Sobrevivo”, em que comem de tudo, não praticam exercícios e não se preocupam com problemas de saúde. Foi o maior índice registrado na América Latina, cuja média foi de 33%.

 

A base da pirâmide social não tem acesso fácil aos alimentos light, sendo que somente 44% dos que consomem, o fazem apenas por recomendação médica. Apenas 25% dos lares brasileiros entrevistados afirmaram comprar produtos light e o gasto anual foi de US$ 42. Os números mostram que ainda estamos longe da média latina que foi 30% e US$ 63, respectivamente.

 

Para 66% dos brasileiros, o almoço é a refeição mais importante do dia, o café da manhã ficou com 24% da preferência e o jantar com 8%.

 

 

Ferramenta de Análise


A Kantar Worldpanel apresenta duas novidades com o intuito de olhar ainda mais de perto o consumidor, seu comportamento e tendências. O Users&Shoppers permite uma análise criteriosa e profunda sobre consumidor e shopper e o WorldpanelOnline dá acesso aos dados e análises de forma rápida e simples.

 

O US, Users&Shoppers, é uma plataforma de análise que possibilita um olhar detalhado e profundo sobre todo o contexto da compra e consumo, identificando qual é o papel de cada individuo no processo de compra e consumo: envolve o comprador, o usuário final e os influenciadores no momento da compra. Além disso, esse novo painel permite entender como o volume domiciliar é consumido pelos diferentes indivíduos dentro do lar. Vai além do conhecimento comum porque combina compra real, comportamento, perfil do comprador e usuário.


 A ampla oferta de dados captados nos levantamentos gera uma maior fragmentação dessas informações, permitindo um maior foco em uma área específica do cenário da compra e consumo.

 

 

“Avaliar o comportamento de compra da mulher quando está acompanhada ou sozinha, com filho, com marido, é essencial para a estratégia das empresas. Além disso, detalhar o perfil do consumidor desvendando suas preferências permitirá maior diferenciação e assertividade na oferta de produtos e serviços a eles. Fatores estes críticos em um mercado com cada vez mais opções.”, declara Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.

 

As mensurações da empresa são feitas em uma amostra semanal com 8.200 domicílios do país em cidades com população acima dos 10 mil habitantes. Isso representa um universo de 46 milhões de lares, sendo 90% do potencial de consumo.


WorldpanelOnline.com é fácil de usar e rico em informações

O WorldpanelOnline.com é uma ferramenta online da Kantar Worldpanel que permite acessar de maneira mais fácil e em menos tempo os principais indicadores da empresa. No site, é possível acessar com um “click” uma série de dados com gráficos, relatórios e análises pré-formatadas, exportáveis para Excel e PowerPoint, e elaborar uma apresentação acionável.

“Vivemos em um ambiente digital, global, democrático, onde temos que tomar as melhores decisões, em tempo real e o tempo todo. O WorldpanelOnline é vital para assegurar a entrega a esta necessidade, permitindo-nos avançar nas respostas aos nossos clientes”, explica Fátima Merlin, diretora de varejo da Kantar Worldpanel.

Não existem limites para o WorldpanelOnline já que os gráficos e outras planilhas organizam automaticamente os dados sobre o consumidor, sobre a categoria, sobre a marca ou canal de compra. Não necessita de instalação, sendo que as análises podem ser exibidas no PowerPoint ou Excel e dispõe de uma maneira muito simples de avaliação e checagem de cenários. Os resultados desses levantamentos prévios também são acionáveis de forma diferenciada e rápida.

 

Fonte: Kantar Worldpanel/Portal Abras


Veja também

45ª Convenção Abras começa hoje com inovação tecnológica

  A cerimônia de abertura acontece hoje à noite, sob o comando do presidente Sussumu Honda, e contar&...

Veja mais
Selo fiscal do vinho passa a valer a partir de 2012

Mudança contentou os vitivinicultores, que temiam que a prorrogação afetasse o produtoA Receita Fed...

Veja mais
Abras - A força do setor supermercadista

  Revista Business Review Brasil fala sobre as ações da Abras em prol do desenvolvimento do setor no...

Veja mais
Associação Brasileira de Supermercados

  Veículo: Revista Business Review Brasil...

Veja mais
Abras, ASPB e Sebrae Paraíba promovem seminário com foco no associativismo

          Cerca de 70 empresários do setor supermercadista part...

Veja mais
Cliente causa perda de R$ 4,3 bi por ano para os supermercados

Os supermercados brasileiros têm prejuízo anual de R$ 4,3 bilhões com problemas causados pelos clien...

Veja mais
Varejistas pressionam por novas regras para taxas de cartão

O varejo e os supermercados pediram ontem mudanças das atuais taxas cobradas pelos cartões de débit...

Veja mais
Críticas às taxas do cartão de débito

As entidades do setor de varejo defendem que seja cobrada uma tarifa por transação paga   O varejo ...

Veja mais
Abras apoia programas e campanhas que evitem a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade

  Ambev e Grupo Pão de Açúcar lançaram nesta quarta-feira (31) programa com esse ...

Veja mais