Cerca de 70 empresários do setor supermercadista participaram do Seminário Cenário Econômico e Perspectivas para o Setor Supermercadista realizados pelos Sebrae João Pessoa e pelo Sebrae Campina Grande, em parceria com a Abras e a Associação Paraibana de Supermercados (ASPB).
No evento, empresários de pequenas e microempresas conheceram exemplos de sucesso de associações de negócios e o perfil das redes no Brasil, na palestra ministrada pelo gerente da Fundação Abras, Marcos Manea, que também é responsável pelo Comitê de Redes e Associações de Negócios da entidade.
Em sua palestra, Manéa apresentou o case da rede espanhola Ahorrás Más, que há cerca de 30 anos uniu forças para construir um novo modelo de negócios, para enfrentar a concorrência das multinacionais e hoje é um dos exemplos de sucesso de associativismo, com 212 lojas e diversos armazéns, que variam de 6 mil m2 a 62 mil m2. Outro diferencial da gestão da rede está na redução significativa de despesas, como custos do transporte, que respondem por 1,2% do faturamento. Em 2010, os negócios da rede somaram 6,5 bilhões de Euros.
Outro importante ponto apresentado pelo palestrante foi a expansão de redes do varejo, como o Walmart, que cresceu 20% nos últimos seis anos na região Nordeste, e a consolidação de Lojas Dia%, Extra Fácil e Todo Dia.
“As redes e associações de negócios precisam se preparar cada vez mais para enfrentar a concorrência. Para isto é preciso ter união, estratégias e comprometimento”, diz Manea, que na oportunidade apresentou diversas dicas para consolidação das redes. “Temos que pensar em todos os pontos, ter objetivos claros e definidos, construir um sistema integrado, buscar mix de produto adequado para a região e ainda visar à implantação de um Centro de Distribuição (CD) para facilitar as negociações com a indústria”, complementa Manea.”
De acordo com a Gestora do Projeto Comércio Varejista de Supermercados do Sebrae João Pessoa, Alessandra Travasso, a entidade oferece ainda aos supermercadistas cursos de capacitação, consultoria e orientações. “Temos um grande apoio da Associação de Supermercados da Paraíba e este seminário foi muito importante para trazer essas experiências para os supermercadistas. Eles precisam superar diversas dificuldades para conseguir concorrer com as grandes redes do varejo, que estão se expandindo cada vez mais”.
Para Travasso, a implantação de um Centro de Distribuição ajudaria ainda mais nas negociações com a indústria. “Eles já atuam de forma organizada, com compras conjuntas e notas individuais, no entanto, ainda não conseguem melhores preços, pois não compram diretamente do fornecedor. Além disso, como os preços dos distribuidores são maiores, acabam sendo repassados ao consumidor, influenciando na competitividade.”
De acordo com o Sebrae existem seis redes de negócios, sendo duas em João Pessoa (Rede Unilojas de Supermercados e a Rede Paraíba e Supermercados), três em Campina Grande (Rede Compre Mais, Cariri e Super Mix) e uma em Pato (Gente Econômica).
Para o superintendente da Associação Paraibana de Supermercados, Damião Evangelista, a parceria com o Sebrae aproxima ainda mais a entidade e seus associados. “O Sebrae tem sido um parceiro muito importante em nossas ações para empresários do setor, principalmente no interior do Estado. Eles colocam toda a infraestrutura à nossa disposição e com isso, conseguimos focar nos pequenos lojistas e promover qualificação para os funcionários.”
O seminário foi realizado nos dias 23 e 24 de agosto em João Pessoa e Campina Grande, no Estado da Paraíba.