Abras apoia programas e campanhas que evitem a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade

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Ambev e Grupo Pão de Açúcar lançaram nesta quarta-feira (31) programa com esse objetivo, com o apoio da Abras, que irá recomendar a todo o setor que intensifique seus processos e controles



Formar uma grande rede com governo, indústria, supermercado, bares e toda a sociedade para barrar a venda de bebidas a menores de idade. Esta foi a proposta foi lançada hoje, em São Paulo, pela Ambev, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar. Estatísticas mostram que desde os anos 90 vem se agravando essa questão no País, com a idade mínima das crianças e adolescentes que iniciam a beber baixando para os 13 anos de idade.

A iniciativa, acompanhada de ampla campanha publicitária com foco na educação para o consumo, consta de um sistema operacional desenvolvido pelo Grupo Pão de Açúcar para bloquear a venda de bebidas alcoólicas após leitura do código de barras, a menos que seja inserida a data de nascimento do cliente; e de um treinamento a todos os funcionários do grupo, onde os mesmos assinam um termo de compromisso para ficarem atentos aos procedimentos adotados.

Ciente da importância do tema e da responsabilidade do varejo nesse processo, o Grupo Pão de Açúcar ofereceu a inteligência do sistema à Abras. “O compartilhamento de boas práticas é uma forma de desenvolver nosso negócio, o varejo e, sobretudo, promover benefícios relevantes a toda sociedade”, disse Hugo Bethlem, vice-presidente de Relações Corporativas do Grupo.

A Abras prontamente aceitou ser parceria também na divulgação desta campanha. “Essa é uma iniciativa muito importante, ainda mais porque poderá ser compartilhada por todas as empresas do setor. Trata-se de uma questão relevante às famílias brasileiras e temos que apoiar firmemente", disse Sussumu Honda, presidente da Abras.

Segundo Sussumu, a ação da Ambev e do Grupo Pão de Açúcar poderá ser compartilhada por todo o setor, inclusive podendo contar com outros parceiros, seja da indústria de bebidas ou de outras tecnologias. “Pela iniciativa do Grupo Pão de Açúcar, sabemos que a Itautec irá disponibilizar essa tecnologia para todos os supermercados que contam com o seu sistema, sem custo algum. Mas acreditamos que esse propósito é tão importante,  que outras empresas de tecnologia podem fazer o mesmo, seguindo um fluxo parecido, assim como outras empresas de bebidas podem aderir à campanha. Quanto mais pessoas e mais empresas agirem dessa forma, melhores perspectivas teremos para o futuro”, disse.


Sussumu declarou ainda que irá fortalecer essa divulgação na 45ª Convenção Brasileira de Supermercados, que acontece de 20 a 23 de setembro, e na Exposição de Tecnologia, que acontece paralelamente à Convenção. “Vou pedir a todos os empresários do nosso setor que reforcem suas iniciativas nessa área, inclusive adotando práticas parecidas, para que os consumidores já se acostumem aos procedimentos. Tenho certeza que a iniciativa será apoiada e aprovada por todos, porque os supermercados não querem vender bebidas para menores de 18 anos, assim como a indústria”, afirma Sussumu

Na verdade, o procedimento de checagem de idade dos clientes nos supermercados já existe e é praticado pelas redes do setor. A novidade neste caso é que o  sistema chama a atenção do operador de caixa, ajudando-o a prestar ainda mais atenção a uma norma das empresas. O sistema trava a venda quando identifica um item alcoólico e aparece no display uma frase pedindo para o cliente mostre sua identidade. O operador enfatizará a frase do sistema e cobrará seu cumprimento quando constatar que o cliente aparenta menos de 25 anos e só depois de digitar o RG a compra será liberada. “Perde-se um pouco de tempo nesse processo, diz Sussumu,  mas acho que ninguém vai reclamar da fila por isso porque ganha-se em benefício para toda a sociedade.”

Ambev

“Nossas iniciativas envolvem ONG´s, governos, acadêmicos, bares, restaurantes e supermercados. Acreditamos que todos temos papéis complementares para o enfrentamento da questão”, afirma Milton Seligman, vice-presidente de relações corporativas da Ambev.

No caso dos bares, a parceria da Ambev prevê, além de ampla campanha publicitária, treinamento e distribuição de kits a donos de estabelecimentos e garçons. No primeiro momento, 3.500 bares serão incluídos no programa, dos cerca de 1 milhão existentes no país.

Perguntado por jornalistas, que insistiam na questão de possíveis prejuízos da empresa com medidas como essa, Seligman foi claro: “Não nos interessa o lucro proveniente das vendas de bebidas para menores de idade e para quem bebe e dirige. Também não interessa a quem venda. Já realizamos pesquisas a respeito e constatamos que os donos dos pontos de vendas não querem vender bebidas a menores é esse novo sistema vai ajudar a todos. Acredito que todos vão aderir”. 

Grupo Pão de Açúcar

A nova tecnologia  passa a funcionar a partir desta quarta-feira em 395 lojas Pão de Açúcar, Extra e Assaí nos Estados de São Paulo e Paraná. Até o final de outubro, o sistema estará disponível em todo o País, segundo o diretor de Relações Institucionais do Pão de Açúcar, Paulo Pompilio. “Nós achávamos no passado que poderíamos fazer as coisas sozinhos. Não podemos. Este é um problema enorme e complexo que precisa da ajuda de todos.”

Pompilio ressaltou que a ação das áreas de RH e Operações juntas é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Nos supermercados o turn-over é altíssimo, por tratar-se de primeiro emprego, daí a importância desse treinamento contínuo.”

Supermercados: fluxo à disposição

A seguir, veja o passo a passo do sistema criado pela Itautec e lançado hoje pelo Grupo Pão de Açúcar, em parceria com a Ambev, e que começa a ser divulgado hoje pelos meios de comunicação da Abras (este Portal, a Revista SuperHiper e suas comunicações para as 27 Associações Estaduais de Supermercados):

Fluxodevenda

Fonte: Redação Portal Abras


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