Resultado positivo foi puxado pelo crescimento do número de varejistas na Feira e investimentos da indústria
Na abertura da Expoagas 2011 o presidente da Abras, Sussumu Honda, abordou o assunto de tributação da carne, cujos preços nos supermercados têm subido desde o início do ano. |
A edição comemorativa de 30 anos da Convenção Gaúcha de Supermercados e Expoagas 2011, feira de produtos, equipamentos e serviços para supermercados, apresentou crescimento de 7,7% nos negócios, em comparação à edição passada. O total movimentado nos três dias foi de R$ 274,6 milhões, uma venda média de R$ 822,2 mil por empresa expositora.
O balanço, divulgado pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, é resultado da ampliação de segmentos varejistas visitantes na Feira e dos investimentos da indústria em lançamentos e atrativos aos compradores. “Mesmo em um momento de incertezas no cenário econômico, os 334 expositores investiram em seus estandes e principalmente na qualificação e no lançamento de produtos, o que demonstra a força da indústria gaúcha, de participação majoritária na Expoagas”, pontua Longo. O aumento das vendas na Feira supera as expectativas do setor supermercadista gaúcho para este ano, que projetava crescimento de 4% a 6% em relação a 2010.
Ao todo, 4322 empresas varejistas visitaram a Expoagas, número 14,07% superior ao ano passado. Os representantes destas empresas somam 83,8% do total de 38,3 mil pessoas que circularam na feira nestes três dias. Os demais visitantes são fornecedores, órgãos de imprensa e membros de entidades, entre outros.
Entre as empresas varejistas, os supermercados respondem por 80,5%:
Além das ações de venda promocionais dos expositores, a Agas sorteou um automóvel Celta zero quilômetro entre os visitantes que tiverem efetuados pedidos de no mínimo R$ 1.000 junto aos estandes.
Durante os dois primeiros dias de Feira, o Instituto Segmento Pesquisas ouviu os expositores para saber o grau de satisfação com a Expoagas 2011. O levantamento revela que, para 92,3% deles, a participação no evento teve como principal objetivo aumentar os negócios, contatar clientes e vender. Segundo os dados, 69% dos expositores efetuaram negócios com outros segmentos além de supermercados.
O mercado gaúcho foi o principal alvo das vendas dos expositores. Do total negociado na Feira, 77,36% das transações foram realizadas junto a varejistas do Estado, 13,3% a empresas de outros estados brasileiros, e 9,17% a companhias de outros países. Ainda de acordo com o Instituto Segmento Pesquisas, somente 1,1% dos expositores apontam que não alcançaram seus objetivos na feira. Para 90,4% deles, a Expoagas 2011 estava igual ou melhor à edição passada.
A 30ª Expoagas foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, em Porto Alegre.
Fonte: Assessoria Agas/Portal Abras