Presidentes das Associações Estaduais filiadas à Abras assinaram termo de compromisso em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo
A presidenta Dilma Rousseff anunciou na manhã desta quinta-feira (18) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, uma série de ações que visam a retirar da extrema pobreza 2,7 milhões de brasileiros que vivem no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesses quatro Estados, a miséria se concentra na área urbana, onde estão 79% da população mais pobre.
Durante a cerimônia, os governadores Antônio Anastasia (Minas Gerais), Geraldo Alckmin (São Paulo), Renato Casagrande (Espírito Santo) e Sérgio Cabral (Rio de Janeiro) assinam termo de compromisso para superação da miséria na região.
O governo firmou ainda acordo com as Associações Estaduais filiadas à Abras dos quatro Estados da região sudeste para a aquisição e comercialização dos produtos da agricultura familiar, de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza e também para capacitação de mão de obra.
Em compromisso internacional, o Presidente da Abras, Sussumu Honda, enalteceu a participação das Associações Estaduais filiadas no acordo setorial firmado com o Governo. “É mais uma oportunidade de fazermos o melhor pelo nosso país. O setor se orgulha em apoiar esta iniciativa que pretende tirar da pobreza cerca de 16 milhões de pessoas, na maioria jovens e crianças”.
Participaram da cerimônia, o vice-presidente da Abras e presidente da Associação Mineira de Supermercados, José Nogueira Soares Nunes – na oportunidade representando o Presidente da Abras, Sussumu Honda; o vice-presidente da Abras e presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, Ayrton Magno Fornari; o presidente da Associação Capixaba de Supermercados, João Carlos Coutinho Devens e o presidente da Associação Paulista de Supermercados, João Carlos Galassi.
Foi assinado ainda um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). O objetivo é que as concessionárias apoiem o Brasil Sem Miséria na divulgação de informações e na localização de famílias de baixa renda que ainda não acessam os benefícios para que elas possam ser incluídas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.
Fonte: Portal Abras/Blog do Planalto