Mercados: 2,3% em perdas

Leia em 2min 10s

O índice médio de perdas do setor de auto-serviço brasileiro, de 2,3%, se manteve semelhante ao registrado nos últimos anos, demonstra a pesquisa Perdas do Varejo Brasileiro, da Abras, divulgada ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O índice equivale a menos R$ 2,6 bilhões no faturamento do setor em 2010. As quebras operacionais, geradas por questões como embalagem amassada e data de validade vencida, constituíram a principal causa isolada do problema, com 32,8% dos casos.

 

A soma dos furtos internos (15%) e externos (19,5%) respondeu por mais 34,5% das perdas. "Ainda é um número muito expressivo e um problema de difícil solução. Mas hoje já dá para monitorar. Há tecnologia para isso", disse o superintendente da Abras, Tiaraju Pires. No ranking sobre a origem do problema, a versão 2011 da pesquisa Abras detectou erros administrativos (14,1%); fornecedores (9,5%); e outros ajustes (9,1%).

 

O varejo brasileiro de auto-serviço, na opinião de Pires,  tem muito para avançar com o uso de tecnologia que evite perdas. Mas o combate efetivo ao problema (e sua prevenção), acrescentou, demanda providências em várias frentes. "É preciso estabelecer processos claros em toda a cadeia envolvida no negócio, desde a fábrica do fornecedor", diz.

 

O estudo mostra que 50,5% das perdas dos supermercados não são identificadas. Quanto aos produtos, os perecíveis se destacam com 69,6% de participação, repetindo destaque já observado em outras versões da pesquisa.

 

Outros destaques estão relacionado ao fato de 61% dos supermercados não darem atenção especial aos produtos de alto risco (eletrônicos, protetor solar, itens de alto valor agregado) e 42,7% da amostra não possuir equipe específica para prevenir perdas.

 

A divulgação do estudo, ontem, aconteceu simultaneamente ao Supermeeting Perdas e Lucratividade 2011, realizado na Abras. O evento reuniu supermercadistas para discutir a questão, a partir de encenações lúdicas e interativas, que reproduziam situações de perda em mercados.

 

Edson Costa veio de Itabuna (BA) para acompanhar o evento. Ele é supervisor operacional do Itão Supermercados, rede de porte médio, com 40 anos de mercado e quatro lojas. "Trabalho com o controle de perdas há cinco anos", disse. A empresa estreou com os hortifruti e, segundo Costa, já reduziu as perdas, de 30% para o nível de 3% a 4%. Neste ano, a equipe iniciou trabalho semelhante com os perecíveis.

 

A pesquisa foi realizado pelo GPP/Provar-Fia, em parceria com a Felisoni Consultores Associados e a Nielsen.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Abras faz visita técnica à Colgate

Por Margareth Meza   O departamento técnico e de relações com as associa&ccedi...

Veja mais
Supermeeting apresenta os principais fatores de perdas no setor supermercadista

  Durante o evento haverá a divulgação da 11ª Avaliação de Perdas no Varej...

Veja mais
Supermercados fecham 2010 com perdas de R$ 4,6 bi

Varejo: Furtos e falhas operacionais consumiram 2,3% da receita, mais do que a margem de lucro do setor   O prej...

Veja mais
Começa hoje o "superencontro" da Abras em São Paulo

A partir das 14h desta quarta-feira, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) promove o evento anu...

Veja mais
Abras participa de audiência pública para debater alternativas ao uso de sacolas plásticas

Entidade apoia e orienta ações de redução/eliminação de sacolas plástic...

Veja mais
Abras discute lucratividade e prejuízos do setor

Uma trupe de atores encenará problemas comuns à administração de supermercados e pedir&aacut...

Veja mais
A guerra das carnes

Com preços mais elevados, grande varejo perde vendas e abre espaço para os açougues, que, moderniza...

Veja mais
Pernambuco recebe o maior evento do atacado distribuidor nacional

  Convenção anual promovida pela ABAD terá a presença do ex-presidente Lula e do gover...

Veja mais
Supermeeting discute redução dos R$ 4 bilhões de perdas dos supermercados

    Abras aponta que 80% dessas perdas se dão por quebras operacionais e furtos   &n...

Veja mais