Pernambuco recebe o maior evento do atacado distribuidor nacional

Leia em 4min 40s


 

Convenção anual promovida pela ABAD terá a presença do ex-presidente Lula e do governador do Estado, Eduardo Campos

 

 

  Abadpernambuco
   
A ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) realiza em Pernambuco, no próximo mês, a 31ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brazil International, o maior encontro nacional do segmento atacadista distribuidor.

 

A solenidade de abertura do evento contará com a presença do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que fará parte da mesa e falará aos presentes sobre o momento econômico do país. Também participarão da solenidade o governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, além de parlamentares, empresários e outras autoridades. A palestra Movimento Brasil Eficiente, apresentada pelo economista Paulo Rabello de Castro, dá início ao encontro.

 

O evento é uma realização conjunta da ABAD, sua filiada e anfitriã do evento ASPA (Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores) e ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim e Balas).

 


Relevância nacional e local

 


O segmento atacadista distribuidor, componente importante da cadeia de abastecimento nacional, movimentou em 2010 R$ 151,2 bilhões, o que representa cerca de 5% do PIB e 52,8% de tudo que é comercializado no mercado mercearil brasileiro.

 


Espelhando a força do consumo das famílias, que viram seu poder de compra ampliado nos últimos anos, o faturamento do atacado distribuidor teve crescimento real de 8,2% em 2010. Esse percentual é o dobro do crescimento registrado pelo segmento em 2009 e está acima do resultado PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, que foi de 7,5% - o maior desde 1986.

 

Paralelamente à Convenção, é realizada a mostra de produtos, equipamentos e serviços do setor, que abrigará mais de 200 expositores distribuídos em uma área de 25 mil m2, com destaque para a mostra Sweet Brazil International, que apresenta os produtos das empresas filiadas à ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim e Balas).

 

Em um segmento com perspectivas tão positivas, o encontro anual é bastante aguardado, pois possibilita reunir os principais representantes da cadeia de cadeia de abastecimento nacional, entre atacadistas, distribuidores, indústria, varejo e prestadores de serviço, atraindo visitantes nacionais e internacionais, estes últimos com especial interesse nas indústrias do segmento de candies, representado pelo expositores da mostra Sweet Brazil.

 

Ao contrário da maioria dos eventos de formato semelhante, a Convenção Anual da ABAD apresenta o diferencial de atrair uma grande quantidade de proprietários, presidentes e diretores de empresas, e não apenas compradores ou profissionais técnicos. Dessa forma, o evento adquire grande potencial de geração de negócios.

 

A realização do evento em Pernambuco é uma grande oportunidade para que empresas do Nordeste brasileiro conheçam em primeira mão os lançamentos de produtos, equipamentos e serviços direcionados ao setor e oferece ampla possibilidade de relacionamento e novos contatos.

 

Além disso, a feira gera grande movimentação na economia local, em especial das empresas ligadas ao turismo, como a rede hoteleira, restaurantes e transportes.

 

O Instituto ABAD, braço social da ABAD, também tem ativa participação na convenção, por meio de iniciativas como:

  


•  Neutralização do carbono gerado pelo evento;

 

•  Campanha de doação dos produtos remanescentes dos stands para distribuição entre entidades assistenciais locais, por meio de parceria com o SESC-PE/Banco de Alimentos;

 

•  Coleta seletiva dos resíduos gerados na montagem e desmontagem dos estandes e durante o consumo na convenção, o que permite a destinação correta dos descartes ocorridos na feira e beneficia  empresas e cooperativas de reciclagem locais.

 


Programação


Sendo a capacitação um grande fator de competitividade, a ABAD traz como grande novidade da feira o Espaço do Conhecimento, onde os visitantes poderão conhecer todas as ferramentas e conteúdos desenvolvidos pela ABAD especialmente para promover o aperfeiçoamento do atacado distribuidor e do varejo independente:

 

• Inédito passeio virtual pela Loja Varejo Ideal, realizado por meio de um sistema especial de projeção. A Loja Varejo Ideal foi desenvolvida em parceria com a Unilever para demonstrar as melhores práticas de gestão para o varejo independente.

 

• Lançamento do Portal do Conhecimento, novo canal de interação entre o varejo, a indústria e os agentes de distribuição, associados da ABAD.

 

• Informações sobre os programas de capacitação Varejo Competitivo e TreinABAD.

 

• Lançamento de dois novos DVDs do programa Varejo Competitivo: Loja Ideal e  Cadeia de Abastecimento, além de exibição dos dois títulos anteriores da mesma série, O Profissional de Vendas Nota 10 e Desafios do Varejo Competitivo.

 


Serão também oferecidas, durante dois dias, dez palestras técnicas apresentadas por renomados especialistas em diversas áreas, sempre abordando temas atuais e relevantes para os empresários do segmento como tributação digital, oportunidades de investimento, novos modelos de atuação para o atacado distribuidor, modernização do varejo e adequação à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABAD 

 


Veja também

Supermeeting discute redução dos R$ 4 bilhões de perdas dos supermercados

    Abras aponta que 80% dessas perdas se dão por quebras operacionais e furtos   &n...

Veja mais
Abras participa do lançamento do Plano Brasil Maior

        O vice-presidente da Abras, José Nogueira, esteve presente na...

Veja mais
Embaré ingressa no mercado de leite longa vida

    Por Margareth Meza         A Embaré, grande pr...

Veja mais
Expoecos gera mais de R$ 200 milhões de negócios

Uma das principais feiras do setor supermercadista da região centro-oeste recebeu mais de 15 mil visitantes, entr...

Veja mais
Volume de vendas do setor apresenta alta de 3,4% no primeiro semestre

  De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço ...

Veja mais
Região Norte volta a ter a cesta de produtos mais cara do País

   No acumulado do ano, o Índice AbrasMercado acumula queda de -2,55%, enquanto o IPCA, apresenta alta...

Veja mais
Abras prevê desaceleração até dezembro

No primeiro semestre as vendas dos supermercados cresceram 4,25%. O crescimento em igual período de 2010 havia si...

Veja mais
Vendas de redes supermercadistas ainda seguem em ritmo acelerado

Maior alta das vendas é refletida pelo aumento dos gastos no orçamento doméstico.   Especial...

Veja mais
Abras: vendas reais subiram em junho

As vendas reais nos supermercados devem manter no segundo semestre taxas de crescimento semelhantes às observadas...

Veja mais