De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, no primeiro semestre de 2011, alta de 3,4% nas vendas em volume, em comparação ao mesmo período de 2010, quando a variação ficou em 6,5% (primeiro semestre de 2010 sobre mesmo período de 2009).
Todas as cestas apresentaram crescimento, sendo que as que tiveram melhor desempenho em volume de vendas foram as de bebidas alcoólicas, com 8,5%, e perecíveis, com 6,4%. Seguidas das cestas “outros”, que contém principalmente produtos de bazar, com 5,3%; bebidas não alcoólicas, com 3,9%; higiene e beleza, com 2,9%; limpeza caseira, com 2,6%; mercearia doce, com 1,9%; e mercearia salgada, com 0,1%.
O formato de loja que apresentou o maior crescimento de vendas foi aquele que tem entre 1 e 4 check-outs, com 5,1%. O autosserviço com mais de 50 check-outs, apresentou recuperação com crescimento de 4,5%, em 2010, esse segmento apresentou queda de -6,9% no período.
Nas regiões do país, todas as áreas pesquisadas registraram aumento no volume vendido. Em comparação ao primeiro semestre de 2010, o maior crescimento aconteceu na região do Grande Rio de Janeiro, com 8,3%, seguida da região Sul, com 5,2%; Nordeste (Ceará até Bahia) e Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal), com 3,9%; Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 3,7%; Grande São Paulo, com 2,7% e interior e litoral de São Paulo, com 0,5%;
Com o desempenho no primeiro bimestre, o chocolate passou da 7ª para a 2ª maior contribuição do crescimento geral Top 10 Crescimentos (variação de volume >3%): Variação de Volume YTD11 x YTD 10 - Total autosserviços Brasil Fonte: Redação Portal Abras
Lojas com mais de 50 check-outs apresentam recuperação no volume de vendas no primeiro semestre Variação de Volume, Valor e Preço - YTD11 x YTD10 (AMJ)
Base: 134 Categorias de produto - autosserviços Brasil - Fonte: Nielsen / Retail Index
Ranking: Variação ponderada pela importância em faturamento das categorias para o Total Cestas - Fonte: Nielsen/Retail Index